Projecto cultural
Fé e cultura

Santuários: lugares de culto e cultura

Muitas vezes, o santuário é já, em si mesmo, um “bem cultural”, porque, de facto, encontram-se nele, como que reunidas em síntese, numerosas manifestações da cultura das populações circunstantes: testemunhos históricos e artísticos, módulos linguísticos e literários característicos, e expressões musicais típicas.

Neste aspecto o santuário constitui não raramente um válido ponto de referência para definir a identidade cultural de um povo. E, já que no santuário se efectiva uma síntese harmoniosa entre natureza e graça, piedade e arte, ele pode ser proposto como expressão da «via pulchritudinis» para a contemplação da beleza de Deus, do mistério da «Tota pulchra» e das admiráveis experiências dos Santos.

Além disso, tem-se afirmado cada vez mais a tendência de fazer do santuário um específico “centro de cultura”, um lugar em que se organizam cursos de estudo e conferências, onde se assumem interessantes iniciativas editoriais e se promovem representações sagradas, concertos, exposições e outras manifestações artísticas e literárias.

A actividade cultural do santuário configura-se como uma iniciativa colateral pela promoção humana; esta função acrescenta-se utilmente à função primordial de lugar para o culto divino, para a obra da evangelização e para o exercício da caridade. Neste sentido, os responsáveis dos santuários velarão por que a dimensão cultural não se sobreponha à cultual.

in Directório sobre a piedade popular e a Liturgia, n.276

24.09.2008

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Imagem
Igreja da Santíssima Trindade
Fátima (det.)
Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada