Vemos, ouvimos e lemos
Pintura

O Livro dos Números, por Ilda David'

O Livro dos Números recebeu o nome a partir da tradução dos LXX ("arithmoi"), por causa dos recenseamentos, que são o objecto dos quatro primeiros capítulos. No entanto eles ocupam uma parcela mínima da totalidade dos capítulos (36), pelo que alguns autores consideram que a denominação não é a mais adequada. De facto, a narrativa situa os israelitas no Sinai e acompanha-os até ao limiar da Palestina; neste sentido, o título hebraico - "No deserto" - retirado da quarta palavra do texto, parece ser mais expressivo.

Durante muito tempo, o Livro dos Números foi considerado um dos mais incoerentes e difíceis de interpretar como conjunto. Recentemente, no entanto, tem havido uma tendência para apreciar o texto não como uma colecção de elementos tradicionais desconexos, mas como uma obra com sentido em si própria e como componente de um conjunto mais amplo, que usou e interpretou tradições antigas para dar a expressão a interesses e propósitos particulares.

A ideia central da narrativa é a de "comunidade" ("edah", termo que aparece mais de 80 vezes, o que ultrapassa o dobro da utilização total no Antigo Testamento). O povo reconhece a sua história e o seu objectivo: descendente dos patriarcas, foi libertado da escravidão egípcia, estabeleceu uma aliança com Deus e caminha agora em direcção à Terra Prometida.

Continuando a apresentação do livro «Pentateuco», propomos hoje uma selecção das pinturas de Ilda David' sobre o Livro dos Números.

 

Veja uma selecção das pinturas de Ilda David' sobre o Livro dos Números.
Depois de clicar, aguarde alguns segundos pelo carregamento da primeira imagem.

 

Publicado em 27.11.2007

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Pintura de Ilda David'
Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada