Vemos, ouvimos e lemos
44
Música

A Divina Liturgia de S. João Crisóstomo

Este disco apresenta-nos a música litúrgica ortodoxa reduzida à sua essência. A voz tudo modela e tudo converte em oração: o canto, as antífonas repetidas, as diferentes partes da liturgia. Neste canto da Divina Liturgia de São João Crisóstomo, utiliza-se o canto znameny, que o bispo Hilarion apresenta como um conjunto completo de modos canónicos, tal como “os mosaicos antigos se compunham de uma selecção de pedras multicolores”. Não é canto chão nem gregoriano, embora possa assemelhar-se. As peças aqui reunidas provêm da reconstituição de manuscritos do século XVI, encontrados no mosteiro de Souprasl’, mas parece virem do fundo dos tempos ao encontro de uma modernidade que nos falta: a do silêncio e da contemplação. São vozes que levam ao mais intenso de si mesmo, tal é a perfeição com que criam cada movimento, cada som, cada ritmo. Obrigatório escutar.

Para audição propomos o Canto dos Querubins (10:37), que assinala o início da "Liturgia dos Fiéis", também chamada "Eucaristia", terceira e última grande secção da celebração.

Durante este canto tem lugar a Grande Entrada, durante a qual os Santos Dons, levados em procissão, são apresentados para adoração dos fiéis. A gravação, efectuada durante a Divina Liturgia, capta o momento em que os dons são incensados.

 


Aguarde alguns instantes pelo início do trecho

 

O texto referente à crítica deste disco foi publicado na edição de Maio da Revista Além-Mar.

António Marujo | rm

27.05.2008

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Capa do CD

The Divine Liturgy of St John Chrysostom

Intérprete
Coro do Mosteiro de Danilov
Moscovo

Ano
2007

Editora
Christophorus

Duração
77:45

Referência
CHR 77287

Venda
VGM
Rua Viriato, 13 - Lisboa
Telf. 21 314 39 21
vgm@plurimega.com

Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada