Vemos, ouvimos e lemos
Exposição

Natal em português

A Presidência da República assinala a quadra natalícia com uma exposição alusiva à celebração do nascimento de Jesus. «Natal … em Português» apresenta mais de uma centena de presépios artesanais, provenientes de Barcelos, Caldas da Rainha, Mafra, Sintra, Lisboa, Estremoz, Évora, Viana do Alentejo e Martim Longo, de autores como José Moreira, irmãos Ginja, Baraça, Mistério, Côta ou Rosa e Júlia Ramalho.

Centrada na representação popular e etnográfica da natividade, momento fundador da cultura e da religião cristã, a exposição parte da colecção de presépios da Dr.ª Maria Cavaco Silva. A esta junta-se a valiosa colecção de Rui Sequeira, hoje na posse da Diocese de Portalegre e Castelo-Branco, que reúne peças dos mais conceituados ceramistas portugueses, desde o século XVIII até à actualidade, manufacturadas em pequenas oficinas artesanais e familiares de norte a Sul do País.

Complementarmente exibe-se ainda um conjunto de pinturas associadas à temática da natividade provenientes de Igrejas da Diocese de Lisboa e uma série de figuras em barro policromo da escola Machado de Castro (século XVIII).

As informações sobre acessos, horários e preços podem ser consultadas no «site» do Museu da Presidência.

 

Presépio

Presépio

Presépio

Presépio

 

10.12.2008

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Cartaz
Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada