Vemos, ouvimos e lemos
Bom Jesus de Ponta Delgada

Uma das mais antigas e concorridas romagens da Madeira

Afirma o Elucidário Madeirense que a romagem do Senhor Jesus da Ponta Delgada, de Nossa Senhora do Monte e do Senhor dos Milagres em Machico, “são as mais antigas, as mais concorridas e as mais características desta diocese”.

A propósito da romaria do Senhor Bom Jesus, vale a pena saborear a prosa de Horácio Bento de Gouveia, ilustre filho da terra e escritor de alto gabarito:

“O sentimento religioso esteve sempre associado ao viver das gentes que foram habitar Ponta Delgada. E logo a partir da segunda metade do século XV, a devoção ao Senhor Bom Jesus passou a ser inquestionável realidade que aportou até aos nossos dias, não só por força do templo ali existente, como sobretudo pelo arraial do Senhor Bom Jesus de Ponta Delgada.

Fazendo jus à frase bíblica «Omnes sitientes venite ad acquas» (todos os que tenham sede vinde aqui beber), inscrita no Poço dos Romeiros, próximo à igreja, todos os anos, em Setembro, afluem fiéis de toda a ilha a festejar o Senhor Jesus. Confiados na protecção de Deus, os peregrinos atreviam-se a uma viagem outrora longa e difícil, tanto por mar como por terra”.

A este propósito, Horácio Bento cita Henrique Henriques de Noronha: “sendo a passagem para a dita Freguezia, por todas partes perigoza, jamais se acha memória, de que perigase pessoa algua, das muitas que ali concorrem em todas as estações do ano; antes experimentam singulares benefícios do Senhor e evidentes prodígios da sua omnipotência”.

E logo completa com Alberto Artur Sarmento: “Depois restauravam as forças do espírito e do corpo nas cerimónias religiosas e no centenário e curioso arraial de comes-e-bebes, música, descantes e cumprimento de promessas”, acrescentando o escritor que o arraial ainda continua no tempo: “mantém a sua atracção como espaço lúdico e de convívio”.

Igreja de Ponta Delgada

Vale a pena saborear ainda como o ilustre escritor narra a romaria:

“Milhares de forasteiros oriundos da generalidade das freguesias da Ilha da Madeira vieram até à Corte do Norte para participar na festa do Senhor Bom Jesus. Chegando com o entardecer do sábado, aqui se mantiveram, noite fora, nos comes-e-bebes, cantando e bailando, calcorreando as ruas da freguesia engalanadas de flores e luzes multicolores, por entre os magotes de gente que difusamente invadiam todas as artérias do povoado.

Aqui e acolá, um ou outro grupo de romeiros, com harmónicas, violas e pandeiros, deixam no ar o som e a imagem dos últimos acordes de genuína tradição do arraial madeirense.

Os feirantes proliferam, vendendo chapéus de palha, óculos de sol, tambores, pandeiros, colares de rebuçados, música em cassettes e um sem número de pequenos objectos susceptíveis de motivar a cobiça dos visitantes. As denominadas "barracas" abundam, cheias de bebidas e carne para espetada. E a festa dura noite fora, proporcionando largos momentos de alegria a todos quantos vieram ao arraial do Senhor Bom Jesus de Ponta Delgada”.

 

Porque se vai à Ponta Delgada

“E o espírito do arraial?” - pergunta o escritor? “Qual a motivação das pessoas para irem, por vezes de tão longe, até à Ponta Delgada? Será ainda igual ao que criou a tradição?”

”Não é fácil conhecer-se a origem dos romeiros”, diz Horácio de Gouveia, porque a tradição pouco ou nada conservou. Sabe-se que, em séculos passados, afluíram os romeiros em grupos, após muitas horas de caminho, e que vinham para o cumprimento de promessas, cantando, bailando e trazendo, para além de merendas – porque nesses tempos não existia ainda a venda de comidas e bebidas – ofertas para o Senhor Jesus.

Igreja de Ponta Delgada

Certamente que algo mudou. Já não se vai a pé calcorreando caminhos e veredas, nem por mar, arrostando os perigos da serra nem das ondas, nem se demoram muitas horas nem dias seguidos. As actuais vias de acesso e os meios de transporte particular e colectivo propiciam uma viagem cómoda e rápida, todavia dependente do tráfico mais ou menos intenso e sujeito às normas ocasionais.

O espírito religioso deverá permanecer idêntico ao dos nossos antepassados: agradecer favores, honrar o Senhor Bom Jesus, e colocar-se sob a sua protecção. Prova-o a multidão que visita a Igreja durante a tarde e noite do sábado, as promessas que ainda se cumprem e a visita obrigatória à imagem do Senhor Bom Jesus, no seu nicho, no alto do camarim. Após a missa do romeiro, pela madrugada, o romeiro demanda a sua aldeia.

Embora com certas alternâncias, o arraial ainda se mantém, agora com certas expressões sócio-culturais e folclóricas de iniciativa da comunidade paroquial.

Certamente em menor quantidade, ainda se vêm os grupos de brinquinhos, cantando, rindo e bailando, durante toda a noite, expressando viva alegria por estar no Bom Jesus da Ponta Delgada que ainda exerce o seu fascínio sobre os seus devotos que a Ele acorrem com aquela profunda, autêntica e verdadeira fé e devoção, apanágio da piedade popular.

Manuel Gama

in Jornal da Madeira (1) (2)

Fotografia: O meu cantinho...

10.09.2008

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Igreja de Ponta Delgada
Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada