Vemos, ouvimos e lemos
Ano Paulino

São Paulo e a mensagem do cristianismo para todos os tempos e culturas

[Com a conversão, São Paulo] teve a experiência de que Jesus não estava para trás, estava à sua frente, precedia-o em todos os caminhos do mundo: do crucificado maldito tinha nascido o impossível. Foi essa experiência que fez de Paulo uma nova criatura e o tornou sua testemunha entre judeus e gentios: Deus e a sua salvação não estavam dependentes de nenhum povo, cultura ou religião.

São Paulo percorreu muitos lugares e marcou-os com textos impressionantes. Como diz George Steiner (em Os Logocratas), Paulo de Tarso foi, além do mais, “um dos muito grandes escritores de tradição ocidental”. “As suas epístolas pertencem ao número de obras-primas duradouras da retórica, da alegoria estratégica, do paradoxo e dos trabalhos pungentes de toda a literatura. O simples facto de São Paulo citar Eurípedes confirma estarmos na presença de um bookman, de um homem do livro quase nos antípodas do Nazareno que ele metamorfoseia em Cristo. (...) A cristologia paulina desemboca no catolicismo romano, com a sua majestosa estrutura de doutrina e de exegese cristãs, com o corpus imenso das narrativas patrísticas, as obras dos padres, e dos doutores da Igreja, o génio literário de Santo Agostinho e a Suma, bem intitulada, de Tomás de Aquino.”

No cristianismo, porém, as tensões iniciais entre “a Letra e o Espírito” permaneceram e eternizaram-se. O cristianismo não é uma religião do livro. Jesus não escreveu nada, mas provocou dois mil anos de escrita, de música, de arquitectura, de artes plásticas, etc.

Em todas as linguagens, em todos os lugares, em todas as culturas, o cristianismo só tem uma coisa a dizer: quem nos poderá separar do amor de Deus manifestado em Cristo Jesus, nosso Senhor (Rm 8, 31-39)? Seja no trabalho, no descanso, na saúde ou na doença, na vida ou na morte.

Frei Bento Domingues, op

in Público, 27.07.2008

29.07.2008

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Imagem
S. Paulo escrevendo as epístolas
Séc. X
Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada