Vemos, ouvimos e lemos
Cinema

Talitá Kum

"Depois de Jesus ter atravessado, no barco, para a outra margem, reuniu-se uma grande multidão junto dele, que continuava à beira-mar.Chegou, então, um dos chefes da sinagoga, de nome Jairo, e, ao vê-lo, prostrou-se a seus pés e suplicou instantemente: «A minha filha está a morrer; vem impor-lhe as mãos para que se salve e viva.» Jesus partiu com ele, seguido por numerosa multidão, que o apertava. Ainda Ele estava a falar, quando, da casa do chefe da sinagoga, vieram dizer: «A tua filha morreu; de que serve agora incomodares o Mestre?» Mas Jesus, que surpreendera as palavras proferidas, disse ao chefe da sinagoga: «Não tenhas receio; crê somente.» E não deixou que ninguém o acompanhasse, a não ser Pedro, Tiago e João, irmão de Tiago. Ao chegar a casa do chefe da sinagoga, encontrou grande alvoroço e gente a chorar e a gritar. Entrando, disse-lhes: «Porquê todo este alarido e tantas lamentações? A menina não morreu, está a dormir.» Mas faziam troça dele. Jesus pôs fora aquela gente e, levando consigo apenas o pai, a mãe da menina e os que vinham com Ele, entrou onde ela jazia. Tomando-lhe a mão, disse: «Talitha qûm!», isto é, «Menina, sou Eu que te digo: levanta-te!» E logo a menina se ergueu e começou a andar, pois tinha doze anos. Todos ficaram assombrados. Recomendou-lhes vivamente que ninguém soubesse do sucedido e mandou dar de comer à menina.”

Foram estas as palavras do Evangelho segundo S. Marcos (Mc 5, 21-24. 35-43) que inspiraram “Talita Kum”, filme do realizador espanhol Pablo Moreno, que também assina o argumento, estreado a 2 de Novembro último.

Na sinopse lê-se que “Tamar é uma criança de 12 anos que vive com os seus pais em Cafarnaum. O seu pai, Jairo, é escriba e chefe da grande sinagoga da cidade. Vendo a filha doente, e cada dia pior, procura desesperadamente ajuda para salvar a menina. Entretanto, ouve-se falar de um homem misterioso e perigoso para a comunidade dos escribas. Jairo vai à sua procura, na fé de que ele conseguirá salvar da morte a sua filha, ainda que isso suponha perder a sua posição social e o controlo da sinagoga.”

O filme, produzido pela “Contracorriente Producciones”, teve um orçamento de noventa mil euros. Rodado em Ciudad Rodrigo, com algumas cenas filmadas na costa portuguesa, envolveu cerca de 120 pessoas e contou com a colaboração de alunos finalistas do curso de Comunicação Audiovisual da Universidade local.

 

Veja o «trailer»

 

Conheça o «site» oficial do filme

rm

© SNPC - Publicado em 28.01.2008

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Personagem do filme


























Personagens do filme
Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada