Ano Internacional da Astronomia
Da Bíblia
Fotografia e imagem
Notícias
Igreja e astronomia
Ligações

Evocação

Pedro Nunes: "O maior cientista que houve em Portugal"

Há sete anos que a vida de Henrique Leitão corre entre as quatro paredes de um dos gabinetes da Academia das Ciências, no Bairro Alto, em Lisboa. Desde que em 2002 a Academia das Ciências de Lisboa e a Fundação Calouste Gulbenkian decidiram lançar-lhe um desafio e convidá-lo para editar a obra completa daquele que é o maior matemático português de sempre e uma das figuras mais proeminentes do pensamento quinhentista.

"Foi o maior cientista que houve em Portugal." Para quem duvida do lugar de Pedro Nunes no panorama intelectual do século XVI, Henrique Leitão recorre sempre a um diagrama de época sobre mestres de álgebra - o frontispício do livro de Matemática do alemão Johannes Luneschlos, de 1649, onde aparece a imagem de Pedro Nunes a par de figuras como Euclides. Está lá, colado numa estante, por trás da cabeça de Henrique Leitão.

"São sete anos visíveis de trabalho", diz o investigador sobre a edição da obra do matemático, enquanto coloca os quatro volumosos livros em cima da mesa: Sobre a Arte e Ciência de Navegar, Tratado da Esfera, Sobre os Crepúsculos e Sobre os Erros de Orôncio Fineu. "E estão mais dois para sair depois do Verão e os outros dois volumes restantes aqui", diz, apontando para dois dossiers vermelhos numa prateleira. "E poderá sair um nono, uma espécie de best of em inglês".

Imagem

Instrumentos (Det. de Os Embaixadores, Hans Holbei, 1533)

A primeira tentativa de edição das obras de Pedro Nunes, o matemático quinhentista que pensou fora do seu tempo, foi feita na década de 1940 pelo historiador Joaquim de Carvalho. Completaram-se então quatro volumes que nunca foram publicados. O trabalho foi interrompido pela morte de Joaquim de Carvalho em 1958.

 Henrique Leitão, físico e historiador de ciência, o segundo português a integrar a Academia Internacional de História da Ciência (o primeiro foi o historiador dos descobrimentos Luís de Albuquerque), pegou no que Joaquim de Carvalho tinha deixado e aceitou o desafio, lançado pela Academia das Ciências e pela Fundação Calouste Gulbenkian para editar, pela primeira vez, as obras completas do matemático. Isso foi em 2002. Seguiram-se dois anos fechado a estudar engenharia naval do século XVI. E depois astronomia teórica. O objectivo era compilar tudo o que desde a década de 1950 se aprendeu sobre a vida e obra de Pedro Nunes para acrescentar ao trabalho de Joaquim de Carvalho. E publicar as obras.

Imagem

Astronomia (1510-1515). Suécia

"É um autor muito seco e técnico, tirando alguns devaneios que deixam respirar fundo", diz Henrique Leitão, enquanto folheia aquela que, na sua perspectiva, é a obra-prima do matemático: Sobre a Arte e a Ciência de Navegar. São 800 páginas, 300 delas de anotações.

"Pedro Nunes apresenta a navegação como ciência matemática, funda a navegação como disciplina. A arte era para os pilotos, ele traz a ciência, uma matemática muito avançada, só para os maiores matemáticos da Europa. Não se acredita que a navegação tenha tirado partido da sua teoria, apesar de esta a ter influenciado mais tarde. No princípio do século XVII já Pedro Nunes era o matemático com mais influência na náutica holandesa e inglesa." Talvez por ele pensar fora do tempo, explica Henrique Leitão, a Inquisição nunca se cruzou no caminho do matemático. "Não se preocupavam com uma obra que apenas 10 ou 20 pessoas conseguiam ler."

Imagem

 

Nunes internacional

Mas a edição da obra de Pedro Nunes tem, para Henrique Leitão, um valor para lá da própria obra: "Toda a gente fala dos livros [de Pedro Nunes, os primeiros quatro dos quais foram recentemente postos à venda], mas isto é a ponta do icebergue. O que é mesmo importante é que este trabalho está a ser valorizado internacionalmente." Nos últimos anos, enquanto a edição da obra estava a ser preparada, aumentou o interesse por Pedro Nunes - e isso traduziu-se num aumento de artigos, livros e conferências sobre o matemático. "Todos os artigos e livros que se publicaram nos últimos sete anos são mais do que alguma vez se tinha publicado e colocam Pedro Nunes na rota das grandes teorias que marcaram a náutica. O impacto internacional foi brutal. Foi dado a conhecer um Pedro Nunes que não se conhecia."

Imagem

Nónio

Henrique Leitão debruça-se sobre o ecrã do computador para mostrar listas de correio electrónico de investigadores que estudam hoje Pedro Nunes, redes de universidades que se dedicam à sua obra e convites de congressos por toda a Europa que se debruçam sobre o legado do matemático português. "É um autor científico português que é interessante para a comunidade internacional e isto é consequência directa do trabalho que se começou em 2002. Eu sabia que quando o mostrasse ao mundo ele ia interessar. O provincianismo não tem lugar nesta história. Este homem é internacionalmente interessante. Este é de facto o objectivo que se pretendia alcançar."

Imagem

Nomes que são referências mundiais da história da ciência - como o alemão Eberhard Knobloch ("o maior historiador de ciência vivo", nas palavras de Henrique Leitão) - ficam fascinados com Pedro Nunes. E o norte-americano Larry Ferreiro, o maior especialista mundial em arquitectura naval, apaixonou-se pelo texto de Pedro Nunes sobre "a arte de remar", em que o matemático português chama ignorante a Aristóteles, que também tinha teorizado sobre esta matéria: "Note-se que a teoria de Nunes está muito mais próxima da teoria que hoje se conhece do que a de Aristóteles", escreve Ferreiro num artigo científico.
É a constatação de Henrique Leitão: "Estamos sempre a descobrir que os textos dele foram muito mais importantes do que se pensava."

Foto

Padrão dos Descobrimentos, Lisboa

 

Cronologia

1502: Nasce em Alcácer do Sal
1517: Supõe-se ser o ano do início dos estudos
1522: Inicia os estudos de artes em Saamanca; ouvinte em Alcalá de Henares
1523: Casa em Salamanca com D., Guiomar Áreas
1524: Regressa a Portugal
1529: É admitido na Universidade de Lisboa como regent da cadeira de Filosofia Moral. Foi nomeado cosmógrafo, por alvará régio.
1530: Regente de Lógica na Universidade de Lisboa
1531: Assegura a regência de Metafísica na mesma universidade. D. João III convida-o para professo dos infantes D. Luís, D. Henrique e D. António. Dedica-se a tempo inteiro o cargo de cosmógrafo. Conclui a licenciatura em Medicina na Universidade de Lisboa.
1537: Transferência da Univrsidade para Coimbra. Publicação do Tratado da Sphera
1542: Publica De Crepusculis.
1543: É encarregado da cadeira de Matemática na Universidade de Coimbra.
1544: D. João III incumbe-o da regência da cadeira de Matemática e de Astronomia da Universidade de Coimbra, onde se mantém até 1562.
1546: Publica De erratis Orontii Finei.
1547: É nomeado cosmógrafo -mor.
1562: Jubilação na Universidade de Coimbra
1566: Publicado em Basileia Petri Nonii Salaciensis, que refunde e amplia o Tratado da Sphera, De arte atque ratione navigandi e do De Crepusculis.
1567: Publica em Antuérpia Libro de Álgebra en Arithmética y Geometría.
1568: D. Sebastião incumbe-o de estudar a reforma dos pesos e medidas do reino, que viria a ser promulgada em 1575.
1572: Provável leccionação de uma Aula da Esfera.
1576: Deixa Lisboa para se fixar definitivamente em Coimbra.
1577: O Papa Gregório XIII convida-o para se pronuncar sobre a reforma do calendário juliano.
1578: Morre em Coimbra, a 11 de Agosto.

 

Ana Machado
In Público, 06.08.2009
Com SNPC
06.08.09

Pedro Nunes
Lisboa, Largo Camões

 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página