Astronomia
Da Bíblia
Fotografia e imagem
Notícias
Igreja e astronomia
Ligações

Marte

Católicos não temem descobertas do "Curiosity" em Marte, diz diretor do Observatório Astronómico do Vaticano

O diretor do Observatório Astronómico do Vaticano, padre José Gabriel Funes, considera que todo o mundo deve estar satisfeito com o sucesso da aterragem em Marte do “Curiosity”, laboratório de pesquisa do planeta lançado pela NASA, agência espacial norte-americana.

O sacerdote argentino afirmou à Rádio Vaticano que gostou do nome dado ao veículo porque a curiosidade é uma força que motiva a ciência e a pesquisa.

O ser humano, sublinhou, quer conhecer «a lógica, o “logos” no universo» e acrescentou que a possibilidade de fazer ciência deriva da «racionalidade» na natureza.

Depois de um trajeto de 36 semanas desde a Terra, a sonda tocou o solo marciano onde, segundo o projeto da NASA, vai ficar durante quase dois anos para explorar se a cratera onde aterrou alguma vez teve condições favoráveis à vida biológica.

Foto
«Até agora não temos quaisquer provas de vida [extraterrestre]. Ainda assim a procura pela vida vale a pena e podemos aprender muitas coisas», referiu.

O responsável rejeitou a ideia de que os católicos têm algo a temer por causa da busca vida extraterrestre ou da exploração científica.

Foto

«Não temos medo da ciência, não temos medo de novos resultados, novas descobertas», frisou o sacerdote jesuíta, lembrando que é por causa desta posição que a Igreja Católica tem um observatório astronómico.

«Não temos medo da verdade. Qualquer que seja a verdade, estamos abertos a novos resultados, uma vez confirmados pela comunidade científica», vincou.

Foto

O Observatório do Vaticano tem sede na residência papal de verão, em Castel Gandolfo, perto de Roma. As suas origens remontam à reforma do calendário do papa Gregório XIII, no século XVI, tornando-o um dos mais antigos do mundo.

O atual Observatório, refundado pelo papa Leão XIII em 1891, tem outro centro de pesquisa no estado norte-americano do Arizona, criado em 1981.

Foto

 

CNA/SNPC
© SNPC | 13.08.12

Foto

 


 

Subscreva

 


 

 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2008: Maria Helena da Rocha Pereira. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.