Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Cinema

A árvore da vida

Entre outras propostas de estreias, com resultados mais ou menos credíveis para problemas que atualmente afligem o Ocidente, a questão do sentido da vida é levantada por Terrence Malick em “A Árvore da Vida.

O filme faz já furor e bateu o recorde da velocidade entre arrecadar a Palma de Ouro em Cannes e chegar a Portugal. É difícil classificá-lo porque o resultado não é um. São vários. O primeiro, talvez, uma belíssima história de época com um muito bem conseguido retrato de uma família americana dos anos 50.

Jack, mais velho de três irmãos, cresce no seio de uma família tipicamente americana, entre um pai austero, trabalhador dedicado, fiel às missas na paróquia local, que conquista e ensina a conquistar a vida a pulso; e uma mãe dona de casa que se preocupa sobretudo em transmitir os valores do amor, da amizade, da cumplicidade entre os irmãos.

Foto

Dinâmico como é, este sistema familiar vai-se transformando e criando uma história de amor e desamor filial, paternal, fraternal; uma história de inocência e perda de inocência; uma história do bem e do mal, de culpa e de perdão; de morte e redenção.

Foto

O filme, porém, não é só isto. A narrativa cabe em pelo menos mais duas temporais e uma intemporal. Joga-se um jogo de prolepses e analepses de efeito discutível, a que acresce ainda o ímpeto, de caráter meramente visual, de procurar, acima desta já arriscada via, tocar à viva força o intangível.

Foto

Acreditamos que o realizador procura explorar a questão do sentido da vida, humana e da humanidade, mas a oferta generosa e reiterada de imagens cosmológicas acaba por tornar excessivamente material o que se queria etéreo.

Foto

É de respeitar o perscrutar dum cineasta, mergulhando nas questões da humanidade, buscando e valorizando temas que procuram aprofundar, e não apenas iludir, o que nos inquieta. Mas é difícil sucumbir a soluções espetaculares, visuais e acústicas, que procuram responder ao que só encontra resposta no íntimo e indizível espaço, do Homem ou da arte. Sem elas, Malick teria, simplesmente, um bom filme!

Foto

 

Foto

 

Foto

 

 

 

Margarida Ataíde
© SNPC | 30.05.11

Cartaz

 

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página