Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Cinema

A morte de Carlos Gardel

Passaram 17 anos desde que o escritor António Lobo Antunes redigiu e publicou “A Morte de Carlos Gardel”. Um romance contado a várias vozes, apenas conectadas pela relação que sabemos que as une, mas raramente entretecidas, de forma evidente, pelo autor. 

O filme surge no rasto de um caminho percorrido por duas obras anteriores: O “Tratado das Paixões da Alma” e “A Ordem Natural das Coisas “. A teia dominante em qualquer dos três é a família e o seu intricado sistema de relações, com a casa, na cidade, por contexto.

É nessa teia que se tece a história trágica de Nuno, um rapaz toxicodependente agora às portas da morte, resultado temível de uma overdose. Internado, é visitado por diversos familiares que vivem a iminência vertiginosa da sua morte, enquanto desfiam recordações, como linhas que ligam as suas à vida do rapaz. Neste desfiar, cabem no entanto alegrias e tristezas, confirmações e arrependimentos, culpa e conforto.

É neste tempo que Álvaro, pai de Nuno, descobre na sua paixão pelo tango de Carlos Gardel um escape possível. Uma forma de sublimar o seu insuportável sofrimento.

Fotograma

Com três décadas de carreira e 18 filmes dirigidos, a realizadora e encenadora sueca Solveig Nordlund volta a mergulhar no universo de António Lobo Antunes, depois de “Escrever, Escrever, Viver”, em 2009. Nesse documentário sobre a vida do escritor descobrimos já algumas alusões ao tango e acedemos a outros tantos excertos de “A Morte de Carlos Gardel”.

Agora, porém, o tango surge incrustado como uma pedra, preciosa, no drama de Nuno e no imenso manancial de evocações que o seu estado espoleta à sua volta.

Fotograma

Um drama que de forma metafórica nos fala da morte dos homens e dos mitos e que de forma destemida enfrenta a solidão, a decadência, a disfunção no seio de uma família que há muito perdeu identidade. 

Um filme desassossegado que nos alheia da zona de conforto do simples entretenimento.

 

 

 

Margarida Ataíde
© SNPC | 26.09.11

Cartaz

 

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página