Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Cultura

Academia Musical Europeia abre concurso internacional para solistas de música sacra

A Academia Musical Europeia, em parceria com o Conselho Pontifício da Cultura e outras entidades, volta a realizar o Concurso Internacional “Música Sacra”, «o único» no mundo «dedicado a jovens cantores solistas de música sacra».

A iniciativa, que decorre em Roma a partir de 15 de novembro, dirige-se a cantores «de todas as nacionalidades e religiões», refere uma circular da Academia Musical Europeia.

A final realiza-se no dia 19 do mesmo mês, também na capital italiana, com um concerto de gala a realizar na basílica dos Doze Santos Apóstolos, transmitido para todo o mundo pela rede de televisão Telepace e em resumo pela Rádio Vaticano.

«A união de nações e povos diversos numa manifestação multiétnica, interreligiosa e multicultural permitiu desenvolver laços culturais internacionais, tornando-se um instrumento ativo de edificação de uma cultura dedicada à colaboração fraterna de mundos diversos, para favorecer a compreensão recíproca», assinala o texto.

A edição de 2011, que conta também com o patrocínio da Conferência Episcopal de Itália e da Província de Roma, inclui uma comissão de honra formada exclusivamente por embaixadores e conselheiros culturais junto da Santa Sé e da República Italiana.

O concurso, cujo júri é composto por personalidades de vários países europeus ligadas à Igreja Católica e às artes, constitui uma ocasião para os participantes «mudarem a sua vida», num mundo em que é «difícil obter o justo reconhecimento pelo seu empenho e capacidade».

Na anterior edição registaram-se 1100 inscritos dos cinco continentes, 130 dos quais participaram na final.

O valor total dos prémios é de 10 mil euros, em forma de bolsas de estudo dos 500 aos 4300 euros a atribuir aos melhores concorrentes, que também serão integrados no ensemble Celeste Armonia.

«Ao longo dos anos muitos dos nossos vencedores, após a vitória, exibiram-se com sucesso em alguns dos mais importantes palcos», como o Festival de Salzburgo e outros certames e salas de espetáculos reconhecidos na Europa, sendo esta «a melhor demonstração da oportunidade que o concurso oferece, conjugando o talento dos concorrentes ao profissionalismo do júri», refere a nota.

 

Rui Martins
© SNPC | 07.08.11

Imagem

 

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página