Ano Internacional da Astronomia
Da Bíblia
Fotografia e imagem
Notícias
Igreja e astronomia
Ligações

Palestras e observações noturnas

Ver as estrelas nos monumentos nacionais

O Ano Internacional da Astronomia estará presente na celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios – a 18 de abril – evento criado pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios e aprovado pela UNESCO.

O tema escolhido este ano foi “Património e Ciência”, com o objetivo de promover momentos de interatividade entre a ciência e tecnologia e de salientar a sua importância para a preservação do nosso património cultural. Para assinalar essa colaboração, haverá um conjunto de eventos astronómicos em alguns dos monumentos portugueses mais emblemáticos.

Em termos astronómicos a data é especial dado que no dia 18 de abril será visível Saturno, que apresenta os seus anéis praticamente de perfil, facto que só se repete daqui a 15 anos.

Panteão Nacional
20h30, no Coro Alto
«A Via Láctea e o lugar da Terra no Universo»
“Hoje sabemos que a Via Láctea é uma galáxia canibal que cresce à custa de devorar outras mais pequenas, que tem um enorme buraco negro no seu centro e que o Sol é apenas uma das mais de 400 mil milhões de estrelas que a compõem".
André Moitinho de Almeida (Laboratório de Sistemas, Instrumentação e Modelação em Ciências e Tecnologias do Ambiente e do Espaço (SIM/ FCUL)
Marcação prévia - Entrada livre

21h30
Observações astronómicas noturnas promovidas pelo NUCLIO – Núcleo Interactivo de Astronomia.
Entrada Livre

Mosteiro dos Jerónimos
Observações astronómicas noturnas -  Frente à porta principal do Mosteiro dos Jerónimos
Organização: Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores
Participação livre

Mosteiro de Alcobaça
21h00
Visita guiada noturna do Mosteiro
Observações astronómicas a partir do relógio de Sol do Mosteiro: dois telescópios e diferentes softwares de astronomia estarão à disposição do público, para que todos possam, através da luneta ou a olho nu, identificar as constelações, estrelas e os principais objectos celestes típicos num céu de Primavera.
Marcação prévia - Entrada livre

Castelo de Silves
22h00
Observações astronómicas

Convento de Cristo (Tomar)
20h10
Telescópios instalados no terraço das Ceras
Informações/inscrições: 249 31 34 81

 

Iniciativas relativas ao Ano Internacional da Astronomia - Sugestões

O Município de Figueira de Castelo Rodrigo promove uma série de atividades de 17 a 26 de abril, de entre as quais se destaca a exposição «Da Terra ao Universo»
Para o primeiro dia, depois da abertura oficial da Semana Cultural do Livro e da Leitura, vão decorrer as palestras «2009: Um Ano para Celebrar a Astronomia», pelo Dr. Pedro Russo (Coordenador Global do Ano Internacional da Astronomia 2009) e «O Sol Tranquilo», pelo Dr. Alexandre Aibéo. Para as 17h30 está marcada a inauguração da Feira do Livro e da Exposição «Da Terra e do Universo». Pelas 21h30, um “apagão” da iluminação publica vai permitir «Descobrir o Céu de Figueira». A sessão de observação será orientada por astrónomos especializados. Nos dois dias seguintes vão decorrer sessões de observação no Planetário Portátil de Espinho. Saiba mais no «site» da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo.

Na Madeira continuam as inúmeras atividades que têm enriquecido as celebrações do Ano Internacional da Astronomia – até agora foram confirmados cerca de 230 eventos e iniciativas. O programa oficial pode ser obtido no «site» do Grupo de Astronomia da Universidade da Madeira.

A página do Ano Internacional da Astronomia tem também uma agenda nacional. Há um entusiasmo crescente por parte de escolas e outras instituições públicas e privadas de todo o país em torno da descoberta do universo.

 

AIA/rm
© SNPC | 17.04.09

Foto
Galáxia elíptica NGC 1132



























Foto
Buzz Aldrin na Lua

























Iniciativas em Figueira de Castelo Rodrigo

 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página