Astronomia
Da Bíblia
Fotografia e imagem
Notícias
Igreja e astronomia
Ligações

Ver as estrelas nos monumentos nacionais
O Ano Internacional da Astronomia estará presente na celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios – a 18 de abril – evento criado pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios e aprovado pela UNESCO. Em termos astronómicos a data é especial dado que no dia 18 de abril será visível Saturno, que apresenta os seus anéis praticamente de perfil, facto que só se repete daqui a 15 anos.

Judeus celebraram Bênção do Sol
A 8 de abril os judeus de todo o mundo cumpriram um ritual que se realiza uma vez a cada 28 anos: a Bênção do Sol, em hebraico «Birkat Hachamah». | IMAGENS SLIDE SHOW |

Jesuíta português levou descobertas de Galileu até à China
O livro é um diálogo entre um ocidental e um chinês. Às perguntas do oriental, o primeiro fala de astronomia e de cosmografia e relata, no fim, em pormenor, as descobertas de um grande sábio ocidental, com um "maravilhoso instrumento", que mostra "a Lua mil vezes maior". O livro, escrito em chinês, tem por título Tien Wen Lueh (Tratado de Questões sobre os Céus) e foi publicado na China, em 1615. O seu autor chamava-se Manuel Dias e era um jesuíta português. Foi pelo seu punho que a China tomou conhecimento, pela primeira vez, das descobertas realizadas por Galileu, cinco anos antes, graças às observações com telescópios.

100 Horas de Astronomia
Ininterruptamente durante 100 horas, alguém, algures no planeta estará a observar através de um telescópio, numa palestra sobre um tema de astronomia, a ver uma sessão de planetário, ou na Internet a ver como trabalham os investigadores. Será a maior celebração da Astronomia de todos os tempos. Um dos grandes objectivos deste evento é pôr o máximo de pessoas possível a observar o céu através de um telescópio, à semelhança do que Galileu Galilei fez há 400 anos atrás.

Notícias

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página