Evocação da Criação
Judeus evocaram a criação do mundo
A 8 de abril os judeus de todo o mundo cumpriram um ritual que se realiza uma vez a cada 28 anos: a Bênção do Sol, em hebraico «Birkat Hachamah». Desta vez a oração ocorreu, por coincidência, nas vésperas da Páscoa, quando os judeus assinalaram o êxodo do Egipto, onde viviam em escravidão.
O rito, composto pelas orações da manhã proferidas a céu aberto, evoca a crença de que o sol «regressa» à posição coincidente com o momento em que o universo foi criado, de acordo com a tradição judaica e a contabilização, a partir da Bíblia, da data da criação.
“Deus criou o mundo em sete dias”, afirmou Yona Vogel, uma das cinquenta mil pessoas que participaram na oração que teve lugar nas ruínas do Muro das Lamentações, Jerusalém; “ao quarto dia Ele colocou o sol em órbita e em todos os 28 anos ele regressa ao lugar em que esteve quando Deus criou o mundo”.
Em muitos lugares do mundo os judeus levantaram-se antes do amanhecer para rezar e dançar. Um movimento judeu ultra-ortodoxo agendou webcasts onde os internautas puderam seguir o nascer do sol em sete fusos horários, acompanhando a rotação da terra, começando na Nova Zelândia e terminando no Havai.
A próxima oração ocorrerá em 2037.
Veja fotografias da oração ao nascer do sol
| IMAGENS SLIDE SHOW |
Associated Press
In MSNBC
© SNPC (trad./adapt.) |
13.04.09

David Silverman / Getty Images





