Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Cultura

Verão: cinema alternativo

Com a chegada de agosto e a ida de muitos para fora, aqui seguem algumas sugestões para múltiplas sessões de cinema fora das salas.

Começamos pela instalação vídeo e exposição fotográfica “A Nova Aliança”, de Inês Gil, que inaugura esta quinta-feira, 11 da agosto, na Sala do Veado do Museu de História Natural em Lisboa.

Trata-se da primeira parte da trilogia “Os Passageiros da Luz do Tempo”, que levanta questões do domínio da bioética, ecologia e espiritualidade, através duma abordagem contemporânea da história bíblica de Noé. A instalação pode ser apreciada até 11 de setembro.

Também em Lisboa, “Fitas na Rua” é uma homenagem aos tempos do cinema ambulante que de 13 de agosto a 11 de setembro distribui curtas e longas metragens, ficção, cinema mudo e de animação, em locais que vão da Praça do Intendente ao Arco da Rua Augusta, passando pelo Mercado de Benfica, Jardim das Amoreiras e Arco da Praça de Espanha.

“Aquele Querido Mês de agosto”, “Os Respigadores e a Respigadora”, “Tu que Vives” e as curtas portuguesas “Pickpocket” e “Fuera de Cuadro” recomendam-se.

Em Ourém o Museu Municipal organiza sessões no Largo Dr. Vitorino Carvalho (frente à Casa do Administrador), todas as sextas às 21h30. No Forum Madeira, na principal ilha do arquipélago, as noites de cinema a céu aberto são também de entrada livre e incluem os maiores êxitos do ano.

O Porto recebe até 27 de agosto alguns dos mais populares filmes de 2011, que vão ser exibidos sob as estrelas nos jardins do Palácio de Cristal (a 12), Praça do Metro da Trindade (13), Praça D. João I (a 19), além da Praça da Ribeira e outros tantos locais.

Para as noites mais frescas de verão ou para bons momentos em família e em casa, a RTP2 exibe até 12 de agosto, pelas 23h30, o ciclo “Cem Porcento Português”, com documentários que nos fazem pensar.

Entre eles estão “O Regresso às Aulas” (a redescoberta da vida na Universidade da Terceira Idade); “Design Atrás das Grades” (onde se juntam prisões e design, num mundo que procura um futuro sustentável) e “Esta é a nossa Rua” (o quotidiano na Av. Almirante Reis, soberana artéria multicultural em Lisboa).

Com estas propostas desejamos... boas férias com bom cinema!

 

Margarida Ataíde
© SNPC | 09.08.11

Imagem
Tom Grill/Corbis

 

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2011: Eurico Carrapatoso. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.