Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Leitura

"Com Sagradas Conversas" convoca «textos profundos» do século XX

A equipa do Centro Académico de Braga, da Companhia de Jesus, organiza esta quinta-feira, 10 de novembro, o primeiro de três encontros do ciclo “Com Sagradas Conversas”.

A iniciativa «pretende ser uma conversa simples sobre textos profundos, escritos por três personagens maiores do século XX, do período da Segunda Grande Guerra: Etty Hillesum, Dietrich Bonhoeffer e Simone Weil», explica uma nota enviada ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

«Em cada encontro iremos descobrir a vida de cada autor misturada com as páginas que nos chegaram», refere o texto de apresentação, acrescentando que as sessões incluem «momentos de respiração» através de música, pintura, dança e poesia.

Depois da primeira sessão, dedicada a “Diário”, de Etty Hillesum, que decorre na igreja de Nossa Senhora da Penha (Colégio D. Pedro V), a iniciativa prossegue a 8 de março, na igreja da Misericórdia, com o livro “Ética”, de Bonhoeffer.

As conversas, que começam sempre às 21h30 e têm entrada gratuita, concluem-se a 24 de maio com “Espera de Deus”, de Simone Weil, no Seminário Conciliar de Braga (capela “Árvore da Vida”).

O ciclo “Com Sagradas Conversas” - «1 noite, 1 igreja, 1 livro» - insere-se no projeto “Fé e Arte”, que visa «promover o diálogo entre a experiência de Deus e a linguagem artística», aprofundando «a relação sempre inacabada entre o desejo do Excesso e a Beleza (na sua polissemia)».

No quadro deste projeto realiza-se a 21 de abril o colóquio “Fé e Arte: Dar Corpo à Graça”, que «reunirá diversos artistas e pensadores, envolvendo, também, performances artísticas».

Cartaz

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 07.11.11

Imagem

 

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2011: Eurico Carrapatoso. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.