Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Música

Emmanuel Nunes: in memoriam

No domingo, dia 2 de setembro, Emmanuel Nunes terminou os seus dias entre nós. Deixou-nos a sua música. Como em vida, será um legado controverso. Uns continuarão a celebrar o génio singular - talvez megalómano -, outros o geómetra de estruturas musicais.

Por mim, sem a pretensão do rótulo, fico-me pela ingenuidade disponível face a um universo poético próprio – e nem todos os compositores conseguem chegar a esse lugar de invenção de mundos.

Sugiro a escuta de «Litanies du Feu et de la Mer, nº 1» (1969), para piano solo. A obra, no conjunto dos seus blocos sonoros, fluxos e refluxos, que continuamente se acedem e extinguem, pode transportar esse sentido dos dias que se consomem e apagam.

Esperemos que este apagamento se possa tornar uma dádiva para todos aqueles que na sua música continuarão a ler a possibilidade da descoberta.

 

 

 

Alfredo Teixeira
© SNPC | 03.09.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Foto

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2012: Nuno Teotónio Pereira. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.