Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Universidade Católica Portuguesa

Faculdade de Teologia revela propostas formativas para 2012/13

A Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa está a revelar as suas propostas formativas para o ano de 2012/13, com cursos variados em termos de duração, avaliação, modo de aprendizagem e tema.

O Ano da Fé, que a Igreja assinala entre outubro de 2012 e novembro de 2013, motiva a realização de um curso em “e-learning” (internet), com o objetivo de facultar aos cristãos a «possibilidade de aprofundar os conteúdos da sua Fé eclesial».

O curso “A Fé da Igreja” pretende também «habilitar todos aqueles que exercem um serviço pastoral com novos e mais sólidos conteúdos para a transmissão e o testemunho da sua identidade crente».

A aprendizagem pela internet pressupõe «várias horas por semana de trabalho no computador», em horário à escolha do estudante, quatro encontros de formação presencial e avaliação no final de cada unidade temática (opcional). Os alunos interessados em serem avaliados recebem 8 créditos ECTS se forem aprovados.

Imagem

O acesso às matérias pelo computador dispensa a necessidade de deslocação a um pólo da Faculdade de Teologia, ao mesmo tempo que permite ao aluno escolher o horário de estudo.

A Síntese Catequética Avançada, que se realiza pelo nono ano consecutivo, é uma formação pela internet que se propõe proporcionar «uma síntese espiritual e doutrinal da fé cristã através de um percurso guiado pelo Catecismo da Igreja Católica».

Imagem

O processo de aprendizagem, que também recorre ao “e-learning”, processa-se de modo semelhante ao do curso “A Fé da Igreja”.

“Debates do Concílio” é o título do ciclo de 11 encontros com entrada livre que a Faculdade realiza em Lisboa, a partir de setembro, entre as 18h15 e as 20h00.

As propostas de cursos de nível superior começam com a licenciatura em Ciências Religiosas (3 anos), que oferece «preparação científica e pedagógica de professores de Educação Moral e Religiosa Católica», além de «formação teológica e pastoral de religiosas e de leigos».

Em Lisboa esta formação recorre às metodologias do “b-learning” (ensino presencial e pela internet), permitindo a concentração das atividades letivas presenciais em dois dias da semana, em horário pós-laboral. No Porto e em Braga as aulas decorrem em regime presencial.

Imagem

O Mestrado Integrado em Teologia, com a duração de cinco anos e lecionação durante as manhãs de segunda a sexta-feira, em Lisboa, Porto e Braga, corresponde ao curso frequentado pelos candidatos ao sacerdócio mas que é cada vez mais solicitado por leigos que não aspiram à vida religiosa ou presbiteral.

A oferta de mestrados inclui Ciências Religiosas, com especialização em Educação Moral e Religiosa Católica (Lisboa e Porto) e Animação Sócio-Religiosa (Lisboa).

Imagem

O mestrado em Estudos da Religião, por seu lado, foi criado para abrir a um público mais amplo a lecionação regular que decorre na Faculdade de Teologia no âmbito do Mestrado Integrado, do Mestrado em Ciências Religiosas, do Curso de Doutoramento em Teologia.

O modelo adotado é o tutorial: a cada candidato é atribuído um tutor com quem desenha, semestre a semestre, um curso coerente que corresponda aos seus interesses dominantes e que se traduzirá numa dissertação.

As áreas de especialização são “Estudos de História do Cristianismo”, “Estudos Bíblicos”, “Ética Teológica” e “História e Teologia das Religiões”.

Imagem

O curso de doutoramento em Teologia tem a duração normal de quatro semestres e culmina na apresentação de uma dissertação. O grau é atribuído numa das seguintes especialidades: Teologia Bíblica; Teologia Fundamental; Teologia Sistemática; Teologia Moral; Teologia Histórica; Teologia Litúrgica; Teologia Prática; Teologia da Espiritualidade.

O tema do doutoramento em 2012/13, em Lisboa, é “Experiência de fé e renovação teológica na receção do Concílio Vaticano II”. No Porto o núcleo da investigação nos quatro semestres é “Mística e experiências místicas”.

ImagemPlano do Doutoramento em Lisboa (Experiência de fé e renovação teológica na receção do Concílio Vaticano II)

As candidaturas para a generalidade dos cursos decorrem durante este mês e em setembro.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 22.07.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Imagem

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2012: Nuno Teotónio Pereira. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.