Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Fé e cultura

Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura, vai receber "Pátio dos Gentios" do Vaticano

Guimarães vai receber no final do ano um encontro do "Pátio dos Gentios", estrutura do Vaticano para o diálogo com os não crentes, confirmou esta sexta-feira o arcebispo de Braga, depois de a hipótese ter sido colocada pelo próprio em junho de 2011.

A iniciativa que vai ser integrada na programação de "Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura" está a ser programada com o Conselho Pontifício para Cultura, organismo da Santa Sé, e a arquidiocese de Braga, explicou D. Jorge Ortiga à Agência Ecclesia.

O prelado afirmou em junho que a arquidiocese tinha entrado em contacto com o Vaticano, visando a realização de um encontro que pretende ser «aberto, pluriconfessional e pluricultural».

Na sexta-feira D. Jorge Ortiga sublinhou que este tipo de encontro, já realizado em várias cidades europeias, permite aos «pensadores da Igreja» entrarem «em diálogo» com pessoas que «pensam de forma diferente».

FotoIgreja de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos

Referindo-se a Guimarães Capital Europeia da Cultura, que se inaugura a 21 de janeiro, o arcebispo adiantou que vão ser apresentados brevemente «guias com diversos itinerários do património artístico da região», dado que a cidade tem diversas igrejas com «significado histórico».

D. Jorge Ortiga referiu em junho que as atividades incluem a realização de um circuito de visitas às igrejas da cidade tradicionalmente apontada como o berço de Portugal, além de concertos de música sacra.

As iniciativas mostram «um pouco da «alma» e da cultura do povo vimaranense», realçou D. Jorge Ortiga esta sexta-feira.

FotoIgreja de Nossa Senhora da Oliveira

O nome "Pátio dos Gentios" evoca o espaço com o mesmo nome que no antigo Templo de Jerusalém hospedava os que não eram judeus.

O Conselho Pontifício da Cultura refere que a instituição é «um espaço complementar para o diálogo inter-religioso, desenvolvido há muitas décadas, e constitui um compromisso da Igreja a longo prazo, que vai interessar a numerosas pessoas no mundo, crentes e não crentes».

 

Agência Ecclesia / SNPC
© SNPC | 19.01.12

Foto
Guimarães

 

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2011: Eurico Carrapatoso. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.