Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Jornada Nacional da Pastoral da Cultura 2013

Igreja deve ir ao encontro dos jovens «como quem vai aprender»

O diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura considera que «a Igreja tem de ir ao encontro de jovens de coração desarmado, como quem vai ouvir e, de certa forma, como quem vai aprender».

No final da 9.ª Jornada Nacional da Pastoral da Cultura, que esta sexta-feira reuniu em Fátima mais de 150 pessoas para debater o tema "Culturas Juvenis Emergentes", o padre José Tolentino Mendonça afirmou que o principal desafio inspirado pelas intervenções é o da «escuta».

«Os jovens, com o seu modo de pensar e de estar, contribuem para qualificar, também em termos evangélicos o presente», pelo que é necessário ouvir os seus «apelos profundos», ao mesmo tempo que se acolhe e integram as culturas juvenis «na sua diversidade», declarou à Agência Ecclesia.

O vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa frisou que o «potencial de esperança» da juventude «pode fazer a diferença» na sociedade portuguesa e «no interior da Igreja».

Para o padre Tolentino Mendonça, a relação entre a Igreja e o mundo juvenil «precisa de ser aprofundada».

«Não pode ser só unidireccional, da Igreja em relação aos jovens. A Igreja também precisa de uma atitude discente, de ouvir e aprender, partilhar razões de vida e interrogações de procura para poder conhecer melhor aqueles que ela é chamada a intervir», disse à Renascença. 

O responsável salientou ainda que «os jovens não gostam de ser espectadores, gostam de intervir, de cantar, de tomar eles o corpo, a tradução do acontecimento».

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 23.06.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Foto
Atores Flávia Gusmão,
Pedro Lacerda e Miguel Loureiro
na 9.ª Jornada Nacional
da Pastoral da Cultura
Fátima, 21.6.2013

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Jornada da Pastoral da Cultura 2013


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página