Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Cinema

IndieLisboa volta a ter prémio da Igreja Católica

Pelo segundo ano consecutivo, a Igreja Católica em Portugal participa no IndieLisboa, Festival de Cinema Independente que decorre entre 5 e 15 de maio, com o Prémio Árvore da Vida, com o valor de dois mil euros.

O júri vai ser composto pelo padre Tolentino Mendonça, diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, Inês Gil, professora e investigadora de cinema na Universidade Lusófona, e Margarida Ataíde, jornalista, ambas pertencentes à Equipa de Cinema do SNPC.

Em relação a 2010, o grupo de jurados vai ganhar a presença do jesuíta Fernando Ribeiro, licenciado em Filosofia.

Através do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura e da Ecclesia, a Igreja procura acompanhar o pulsar da cinematografia nacional, destacando, entre o muito e bom cinema que se faz em Portugal, uma longa e uma curta metragem pela sua capacidade de reflexão e promoção dos valores humanos e cristãos, na forma de refletir e pensar o mundo.

 

Mais energia com menos apoio

Foi numa sala bem cheia do Palácio Galveias, em Lisboa, que a organização do festival apresentou a 5 de abril a sua 8ª edição à imprensa.

Sem esconder a negra nuvem económica que ensombra o país e que não fez do Indie exceção, Miguel Pereira, Nuno Sena e Miguel Valverde mostraram a garra e o sentido de compromisso que há muito motiva esta equipa a oferecer cinema cada vez melhor e mais diversificado ao público do festival.

Com menor conforto orçamental e por isso muito mais criatividade financeira, a par de alguns cortes inevitáveis nas atividades paralelas, serão nove as secções de curtas e longas metragens que prometem agitar o panorama cinematográfico nacional: Competição Internacional, Nacional, Observatório, Cinema Emergente, Pulsar do Mundo, Herói Independente, Indiejúnior, Director’s Cut e Indiemusic.

Uma das novidades do ano é o muito esperado concerto dos Tindersticks, a banda que tem acompanhado uma das realizadoras mais caras ao Indie, Claire Denis.

De 18 de abril a 4 de maio, a Culturgest e as Lojas Fnac do Chiado, Colombo, Vasco da Gama, Almada e Norte Shopping abrem as bilheteiras para a venda antecipada de bilhetes e cadernetas de 10 ou 20 vouchers. No Cinema São Jorge as datas são de 2 a 4 de maio, para o mesmo efeito.

 

 

 

Margarida Ataíde
© SNPC | 16.04.11

Logótipo

























Foto "Pelas Sombras" (Catarina Mourão) ganhou o Prémio Árvore da Vida 2010

 

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página