Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

7.ª Jornada da Pastoral da Cultura

José Mattoso: Sabedoria e Fraternidade

«O sábio cristão sabe esperar. Não tem pressa. Para ele não há absoluto, tudo é relativo. Um sorriso pode ser mais importante do que a fundação de uma dinastia. Acredita no valor e na eficácia dos símbolos. Não pronuncia sentenças nem faz discursos. O seu espaço é o silêncio. (...)

A sabedoria mostra que cada gesto de solidariedade, cada ato de amor, de renúncia em favor de alguém é mais um passo que nos aproxima da fraternidade. A sabedoria faz-nos acreditar que estas pequenas ou grandes realizações são sinais de que a humanidade pode continuar a esperar a realização da fraternidade universal. (...)

O Evangelho vai mais longe do que a Igreja. Exagera, como sempre. Os limites que propõe ultrapassam a capacidade humana. Jesus convida-nos a exceder a nossa própria capacidade.»

Excertos da intervenção do historiador José Mattoso na conferência “Sabedoria e Fraternidade”, proferida na 7.ª Jornada da Pastoral da Cultura.

 

 


© SNPC | 28.06.11

Foto
José Mattoso

 

Ligações e contactos

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2011: Eurico Carrapatoso. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.