Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Bíblia e teatro

Leitura encenada do Cântico dos Cânticos

O “TEatroensaio” apresenta esta quarta-feira e quinta-feira, 23 e 24 de novembro, no Porto, a leitura do livro bíblico “Cântico dos Cânticos”, a partir da tradução do padre e poeta José Tolentino Mendonça.

«Ao colorido vegetal, à profusão de perfumes e às imagens sensuais desencadeadas pelas palavras do Cântico dos Cânticos associa-se, nesta leitura encenada a realizar no claustro do Mosteiro de São Bento da Vitória, a interpretação ao vivo de música antiga, colocada ao serviço deste texto tão humano – e, por isso, tão sagrado», anuncia o site do Teatro Nacional São João.

A palavra ao encenador, Pedro Estorninho.

«Sobre o espectaculo gostaria de me reservar e de deixar opiniões e ilações a quem vai assistir. Prefiro falar ou escrever sobre afinidades com o texto. Irei referir-me a ele nestas linhas. Palavras para a tradução também serão difíceis de encontrar, pois é de uma sensibilidade e familiaridade tal, que percebemos de imediato o respeito pelo texto. E é de uma consideração poética a relação de José Tolentino Mendonça com o “Cantíssimo”, que dela emerge assim uma afetividade muito particular com estes oito cantos.

Foto

O Cântico dos Cânticos foi um texto que me acompanhou sempre. Primeiro, na minha educação religiosa; depois, mais tarde, na educação literária; e agora, nestes últimos tempos, na educação artística teatral. Admiro a frase de Saint-Exupéry, escrita na sua Cidadela: “Para uma educação em forma de poema”. Aplica-se-me com o Cântico.

Pegar nele agora, e porquê somente agora? Por estar, talvez, no ponto em que, cada vez que o releio, menos certezas tenho sobre o meu conhecimento dele. O que me dá uma alegria imensa, pois tenho assim a oportunidade de visitá-lo, ouvi-lo, dialogar com e lê-lo mais fundo ainda. Esperar, acima de tudo, pelo que me venha a contar, como se se tratasse da primeira vez que o folheio. Penso que estou um pouco mais pronto a poder falhar, estando assim mais livre para o trazer, na sua intensa beleza, ao público.

Foto

Salvo erro, foi Steiner que confessou numa entrevista ao Literatour, essa fantástica publicação literária, que, quando lhe diziam que nunca tinham lido D. Quixote, respondia: “Você é um ser de uma sorte invejável, gostaria de lê-lo como o vai ler, pela primeira vez”. Também eu, neste momento, invejo deveras o público que nos visitar no Cântico.

O Cântico dos Cânticos estará certamente longe de ser esquecido; é impossível a quem o lê não regressar a ele e não o partilhar. Este é um dos mais belos poemas de amor já escritos. Espero que sintam o mesmo que eu ao lê-lo e ouvi-lo.»

A leitura encenada começa às 21h30, prolongando-se durante aproximadamente 90 minutos.

Foto

 

In Teatro Nacional São João
© SNPC | 02.12.11

Cartaz

 

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página