Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Cinema

"O pequeno quarto" ganha prémio principal da Igreja Católica no Festroia

O júri da Igreja Católica na 27.ª edição do Festroia, Festival Internacional de Cinema que decorre em Setúbal, atribuiu o prémio principal ao filme “La petite chambre” (“O pequeno quarto”), de Stéphanie Chuat e Véronique Reymond.

«O filme vencedor demonstra grande habilidade na forma como constrói a narrativa, como desenvolve as personagens e suas relações», refere a nota de imprensa do júri Signis.

A produção suíça e luxemburguesa «explora temas como o nascimento, a velhice, a morte, a renovação e a família», mostrando «como pessoas de diferentes gerações e contextos se podem ajudar mutuamente a ultrapassar acontecimentos traumáticos».

O júri da Associação Mundial Católica para a Comunicação salienta que o filme manifesta a importância de «quebrar as regras» para cumprir a «plenitude humana».

FotogramaLa petite chambre

A Menção Honrosa da Signis foi atribuída a Audrey Najar e Frédéric Perrot pela curta metragem “Ridicule” (“Ridículo”), um filme «original, imaginativo e bem humorado».

A produção francesa, que «emprega uma extraordinária economia de meios aliada a uma estrutura narrativa clássica», exprime um «forte poder de sugestão» que leva o espetador «a refletir sobre a diferença, o conformismo e o respeito».

FotogramaRidicule

O Júri Signis foi constituído por Maria Dulce Évora (Cabo Verde), Margarida Ataíde (Portugal), Alan Foale (Inglaterra), Arnaud Boutigny (França) e Filipe d’Avillez (Portugal).

O Festroia decorre entre 3 e 12 de junho.

 

 

 

Rui Martins
© SNPC | 11.06.11

Cartaz

 

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2010: Diocese de Beja. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.