Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Sétima Arte

Observatório de Cinema Espiritual criado em Barcelona

O Observatório do Cinema Espiritual, recentemente criado na cidade espanhola de Barcelona, pretende estar atento às iniciativas internacionais nessa área e quer apostar na sensibilização dos católicos para o tema.

«Queremos que o Observatório se converta em espaço de reflexão e formação em torno da Sétima Arte e das suas amplas possibilidades», explicou o padre Peio Sánchez Rodriguez, citado pelo site da Signis, Associação Católica Mundial para a Comunicação.

O responsável pela paróquia de Santa Ana, sede do novo organismo, considera que se atravessa «um momento muito interessante» e «há que aproveitá-lo, sobretudo no que se refere ao âmbito educativo e pastoral», bem como ao diálogo entre fé e cultura».

«Um dos grandes desafios é educar o olhar e ensinar a ler este género de filmes com mensagem e valores espirituais», sublinhou o sacerdote em declarações publicadas pelo site “Religión digital”.

O sacerdote com especialização em educação audiovisual e doutorado em teologia dogmática está convencido que o cinema espiritual «constitui hoje uma ferramenta privilegiada para a pastoral e a evangelização».

A criação do Observatório visa também coordenar as mais de 50 iniciativas que em todo o mundo promovem mostras de cinema espiritual.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 26.02.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Foto
© Lucas Tange/cultura/Corbis

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2011: Eurico Carrapatoso. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.