Observatório da Cultura
Cultura da Vida

A Vida: arqueologia da revolução

A cultura, como rede simbólica apreendida que codifica e estrutura a relação de cada um consigo mesmo e com o (seu) mundo, forma a nossa atenção. Foi assim que Simone Weil a definiu: “formação da atenção”. Neste sentido, a expressão de João Paulo II “cultura da vida” poderá ganhar outros contornos. Onde nos pode levar a formação da atenção à vida? Algumas breves notas:

 

1. Em primeiro lugar, e começando pelo fim, leva-nos à morte. A sociedade contemporânea não propõe verdadeiramente uma cultura da morte, mas uma cultura de morte. O obnubilamento sistemático ou a banalização desenfreada da morte conduz à não-relação com esse vector fundamental na construção da identidade pessoal. Se a cultura educa a atenção, o cuidado com a morte levaria, em consequência e rigor, à revalorização da vida consciente das suas potencialidades e limites. Assim, a “cultura da vida”, para existir, não se pode opor ao confronto com a finitude humana. Pelo contrário, deve apresentar, consciencializar e enfrentar essa limitação: ser “morte assumida”, para ser verdadeira Vida. A grafia da palavra em maiúscula propõe figurar a experiência da superação, na sua integração, da morte na vida. O Vivente é aquele que venceu o reino das sombras, não o que fugiu dele. Uma primeira exigência da “cultura da Vida” será a de uma outra relação com a morte e a sua aproximação - o envelhecimento é um problema central do nosso tempo, a exigir um enquadramento na vida. Afinal, a vida não pode ser um exclusivo, como parece, do ícone da contemporaneidade: o jovem. Como envelhecer na Vida? É uma procura a que esta cultura nova deve dar respostas.

 

2. Outra consequência de uma “cultura da Vida” será um olhar renovado sobre os começos. Tradicionalmente, quer nos comportamentos e modos de vida quer na metafísica ocidental, dá-se mais atenção ao fim do que ao início. Vivemos dentro de um pensamento apocalíptico ou escatológico. Um dos mais proeminentes filósofos contemporâneos, Peter Sloterdijk, reconheceu-o e contraria-o: “É um facto, o nascimento para mim é o tema dos temas.” (1) E na mesma entrevista afirma, de modo provocador: “Em tudo o que publiquei ao longo dos últimos anos existe uma perspectiva sobre uma teoria do homem considerado como um animal do Advento. Vejo mil razões pelas quais os homens deveriam renunciar à metafísica tradicional, ao fascínio que exercem sobre ela a morte e a perfeição. Mas critico ao mesmo tempo a trivialidade da simples não-metafísica. Em cada um dos meus livros tentei desenvolver uma nova linguagem que deixasse mais espaço ao fascínio pelos nascimentos e pelas chegadas ao mundo. Os homens são animais que vêm, animais de chegada, animais de experiência, estão sempre a caminho (...)” (2). A cultura da Vida exige um outro modo de pensar que se espelhará em novos comportamentos. Pensamos/sentimos menos o nascer que o pôr-do-sol. Não será mais fácil descobrir o encanto do Dom no começo da estrada?

 

3. Sobre o começo, a chegada à vida, a vida que desperta e se desenvolve até ao declínio, a ciência tem, hoje, uma palavra/actuação fundamental. O desenvolvimento do conhecimento e da técnica permitiu compreender melhor os mecanismos da criação e o seu desenrolar, sem, no entanto, apagar o mistério que ela continua a ser. As consequências biológicas, ecológicas, politicas e éticas da tecno-ciência são o campo de uma nova disciplina, a Bioética, que tem e terá um contributo insubstituível na formação da atenção à vida. À vida que nasce (ou não), que cresce (e como) e finda (e quando). A proposta de uma Ecologia humana faz parte desta cultura, que tem que se manifestar em escolhas legislativas e politicas porque, obviamente, elas manifestam sempre valores. E, se da vida falamos, o tema da corporeidade é incontornável: o corpo, da concepção à morte, é sujeito e não deve ser confundido com um objecto. E, num sentido mais lato, a dignidade da vida humana impõe que a Pessoa nunca seja tratada como um meio. Por outro lado, esta vida só poderá ser Vida se responsavelmente souber cuidar da “casa comum” que nos abriga e sustenta, e preservando-a para as gerações futuras. Também nesta responsabilização ecológica se manifestará uma autêntica cultura da Vida.

 

4. A vida só pode ser humana na medida em que for acolhida por humanos. Aqui não podemos esquecer esse lugar - ou será mais um tempo? - em que a obscuridade é fundamental. A família. A asa protectora, o seio onde a vida pode nascer e ser alimentada e acarinhada. Crescer é bem mais do que sobreviver. A obscuridade - tema que retomo de Hanna Arendt - é o reduto seguro que protege da violência e dos holofotes do espaço público, mas que forma para ele personalidades fortes capazes de o enfrentar e reconstruir. Não esconde, mas protege e dá segurança. Esta formação exige tempo, estabilidade, persistência - características pouco hodiernas. Uma cultura da Vida não poderá abandonar a protecção social da família, a sua valorização, a proposta da sua estabilidade. Às famílias pede-se o acolhimento amoroso e a nutrição da Vida em abundância, não apenas da vida. Aqui começa a educação que deverá ser acompanhada pela escola. Uma educação para a liberdade, porque só nela a Vida se pode revelar e ser aquilo que é - outra definição da verdade. Educar para a liberdade/verdade implica uma pedagogia da escolha e da responsabilização, uma pedagogia da participação e da exigência, da alegria e do sacrifício. Educar para a Vida, implica apresentá-la na sua totalidade contraditória e complexa: a festa e o luto, a facilidade e a dificuldade, a exaltação e o sofrimento, e as variantes cromáticas que ultrapassam a simplificação do tudo branco ou tudo preto. À imagem da viagem pascal de Dante, educar é guiar por entre a totalidade aberta da existência humana e assim preparar para o mundo, introduzir nele os recém-chegados - e protegê-lo (ao mundo), porque o começo de uma nova vida não é o seu principio. Preservar, conservar, transmitir e introduzir no mundo, para que a revolução da Vida seja possível, é o trabalho dos educadores.

 

5. Uma última nota. O homem encontrou, desde o seu começo, na experiência religiosa e na experiência estética (então inseparáveis) dois modos de alargamento da vida. A novidade, a inquietude, o sinal do início, a exigência permanente do recomeçar, a destruição de ideias ou caminhos previstos é, nesta história, constante. Tal como a relação íntima com a revelação do Vivo abana as estruturas estabelecidas e propõe constantemente a mudança, também a abertura de um mundo, instaurado/rasgado pela obra de arte, permite a recriação do nosso horizonte de possibilidades. Essa Vida larga pode ser a via longa para encontrar o Vivo. Mas esta relação pessoal com a própria existência é afectada no nosso tempo pela separação que os média e a cultura do entretenimento introduzem, produzindo mesmo um afastamento da própria vida, com a ilusão de viver outras vidas e a alienação de si mesmo em simulacros e aparências (3). Quer na manifestação da experiência religiosa quer na estética, a cultura da Vida salienta que a distância criadora instaurada pela mediação deve ser veículo de um maior auto-conhecimento da Vida da qual participamos e não de um afastamento alienante. Participamos já da Vida do Vivo.

 

Este humilde contributo para pensar os fundamentos e consequências de uma “cultura da Vida”, procurou colocar como central a própria definição de cultura como formação da Atenção: a necessidade premente de atender e assinalar a Vida, porque ela é caminho de encontro renovador com o Vivo que Se dá em abundância.

Paulo Vale


(1) Peter Sloterdijk, Ensaio sobre a intoxicação voluntária, Lisboa, Fenda, 2001, p. 55.

(2) Ibidem, p. 59.

(3) Cf. Paulo Vale, Cultura do entretenimento in Observatório da Cultura 3 (Novembro 2004), pp. 2-7.

 

© SNPC

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Pintura de Anish Kapoor

Anish Kapoor
Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada