Jornada da Pastoral da Cultura alarga o âmbito da Igualdade
O contributo da Igreja católica para o debate da Igualdade – tema da 6.ª Jornada da Pastoral da Cultura, que se realiza a 25 de Junho – passa pelo alargamento do seu conceito.
“Congratulo-me com a ideia de considerarmos a Igualdade em pautas diferentes daquela que habitualmente a vemos”, referiu o bispo de Coimbra, D. Albino Cleto, em entrevista ao SNPC.
“Nesta Jornada vamos mostrar a Igualdade em perspectivas que habitualmente não a vemos: por exemplo, no respeito pelas culturas diferentes”, referiu o vogal da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais.
Ao fazer referência ao filme “A Ilha da Cova da Moura”, que vai abrir o encontro, D. Albino Cleto frisou que “a Igualdade é o direito de se viver nesse bairro com qualidade, mas com diferenças em relação a outros locais”.
O programa da Jornada da Pastoral da Cultura prevê igualmente um espaço intitulado “A rezar somos todos diferentes e todos iguais”, o que, no entender do prelado, “não significa rezarmos todos o mesmo e com os mesmos gestos”.
“A Igualdade – acrescentou – consiste em aceitar que há muitos caminhos para chegar a Deus e que somos irmãos em itinerários diferentes”.
rm
© SNPC |
16.06.10
6.ª Jornada da Pastoral da Cultura: as inscrições estão abertas! Conheça o programa
6.ª Jornada da Pastoral da Cultura: perguntas e respostas
6.ª Jornada da Pastoral da Cultura: faça a pré-inscrição pela Internet
6.ª Jornada da Pastoral da Cultura: Desdobrável com programa e ficha de inscrição
6.ª Jornada da Pastoral da Cultura: Cartaz
"Elogio da Igualdade é o que de mais profundo podemos oferecer ao mundo"
Igualdade: "É preciso tecer um hino ao cidadão anónimo" [VÍDEO]
Cova da Moura vai à Jornada da Pastoral da Cultura [VÍDEO]
Igualdade: D. Manuel Clemente lança o tema da 6.ª Jornada da Pastoral da Cultura e apresenta pistas de trabalho