Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Encontro de Referentes da Pastoral da Cultura

Bispo do Porto desafia católicos a participar «em tudo o que aproxime cultura e povos»

O bispo do Porto, D. Manuel Clemente, desafiou os responsáveis pela pastoral da cultura da Igreja Católica a «participar e colaborar em tudo o que aproxime cultura e povos» e tenha «como critério a humanidade».

O presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais apelou também ao reconhecimento «na origem e na convergência» do bem, independentemente de «quem o faça e a quem o faça».

Os apelos foram deixados aos cerca de 30 participantes no 7.º encontro dos referentes da Pastoral da Cultura, que se realizou em Fátima a 29 de janeiro.

Segundo o prelado, a «convergência cultural está longe de ser feita», pelo que é necessário que as atividades dos secretariados diocesanos da pastoral da cultura «insistam na consciencialização da raiz religiosa da fraternidade, com grande incidência ecuménica».

Foto

O Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC) propôs-se refletir sobre «o estado da nação e o estado da alma portuguesa» a partir do «ideário da Revolução Francesa (1789) segundo uma chave cristã», explicou o diretor deste organismo, padre Tolentino Mendonça.

Depois de em 2009 e 2010 ter refletido sobre a Liberdade e Igualdade, o SNPC dedica este ano à Fraternidade, tema que vai ser desenvolvido durante a Jornada da Pastoral da Cultura, que decorrerá a 17 de junho, em Fátima.

No entender de D. Manuel Clemente, o valor da Fraternidade, que para o cristianismo vê «um rosto» em cada pessoa, «requer disponibilidade para aceitar o outro».

Foto

Durante o encontro, o SNPC apresentou seis equipas de trabalho dedicadas a áreas específicas, apostadas em dialogar com a sociedade e a criar «maior vitalidade», referiu o padre Tolentino Mendonça.

Os grupos “Política e Sociedade”, “Arquitetura”, “Cinema e audiovisuais”, “Artes plásticas e performativas”, “Literatura” e “Comunicação e futuro” têm a responsabilidade de «dinamizar atividades» e interligar «o Secretariado Nacional à rede dos referentes nos seus ambientes e pertenças», afirmou o sacerdote.

 

Lígia Silveira
In Agência Ecclesia
Fotografia: Rui Martins
© SNPC | 30.01.11

Foto
D. Manuel Clemente

 

Ligações e contactos

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página