Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Pastoral da Cultura cria equipas para acompanhar política, arquitetura, cinema, artes, literatura e comunicação

O Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC) decidiu renovar a sua organização interna através da criação de seis equipas dedicadas à política, arquitetura, cinema, artes plásticas e performativas, literatura e comunicação.

“Até hoje temos trabalhado no geral, mas ganhamos muito ao complementar essa vertente com as diversas contribuições específicas”, explicou ao SNPC o presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, D. Manuel Clemente.

O bispo do Porto espera que estas equipas “apresentem uma proposta mais concreta e decidida” do seu plano de ação no próximo Encontro Nacional de Referentes da Pastoral da Cultura, a realizar em 2011, sem deixar de começar a executar desde já as atividades previstas para 2010.

Os novos grupos são compostos por pessoas que já colaboravam com o SNPC, à exceção de Duarte Goes, que coordena os 15 elementos responsável pela área política.

Os membros desta equipa, todos entre os 35 e 40 anos e com formação em várias áreas no domínio da economia, vêm de diferentes quadrantes ideológicos mas não têm ligações nem ambições políticas, frisa o responsável.

“A única coisa que exigimos foi terem um espírito cristão”, ainda que não participem regularmente nas celebrações católicas, realça Duarte Goes, acrescentando que o objetivo do grupo “não é apresentar soluções políticas mas pensar a política e a maneira de estar nela”, dando-lhe “credibilidade”.

A equipa vai reunir este mês, possivelmente na Capela do Rato, em Lisboa, com uma “agenda totalmente em aberto, para não impor nada”, referiu o responsável, salientando que a adesão à ideia foi boa porque “as pessoas sentem necessidade de ajudar e de se desinstalarem”.

A área cinematográfica, a trabalhar há alguns meses, é constituída por Margarida Ataíde, jornalista e crítica da 7.ª arte, Inês Gil, professora universitária de cinema, e pelo diretor do SNPC, padre José Tolentino Mendonça.

“A grande preocupação do grupo é dar um novo impulso à presença da Igreja portuguesa sobretudo no mundo cinematográfico, mas também no audiovisual”, diz Margarida Ataíde, de 43 anos.

Além da redação de uma apreciação semanal sobre um filme em estreia, divulgada pela Agência Ecclesia, a equipa tem participado em júris da Signis-Associação Católica Mundial para a Comunicação no IndieLisboa, Festroia (com Francisco Perestrello), Veneza e, nos próximos dias, no Festival Religion Today, em Itália.

O grupo dedicado à arquitetura começou informalmente mas adquiriu uma vertente mais institucional, recorda o padre João Norton, de 47 anos.

O padre jesuíta e João Alves da Cunha, ambos arquitetos, organizaram a exposição sobre as novas igrejas na Alemanha, realizada em fevereiro deste ano, iniciativa que incluiu debates e visitas guiadas a espaços sagrados católicos em Portugal.

As atividades da equipa incluem reuniões com arquitetos para refletir sobre as novas igrejas e os espaços litúrgicos, encontros onde, segundo o padre João Norton, tem sido possível constatar o interesse despertado por esses temas e a necessidade de promover ações de formação.

Em breve será apresentada uma exposição de igrejas contemporâneas de referência, que além de Lisboa poderá passar por Évora, Fátima e Porto: “Será a oportunidade de mostrar bons exemplos de arquitetura religiosa”, afirmou o religioso jesuíta, acrescentando que a iniciativa será complementada com uma reflexão teórica sobre o assunto.

Em agenda está também uma mostra da arquitetura das novas igrejas em Portugal “depois do marco que foi Marco de Canaveses” [igreja projetada por Siza Vieira], juntando à perspetiva visual um olhar crítico sobre os aspetos éticos e estéticos relacionados com esses espaços e as comunidades que os utilizam.

A equipa dedicada às artes plásticas, performativas, sonoras e visuais é composta por Gabriela Cavaco, Paulo do Vale e Rui Aleixo, o grupo “Comunicação e Futuro” conta com a coordenação de Filipe d’Avillez e Isabel Alçada Cardoso, enquanto que a literatura será assumida por José Rui Teixeira.

 

Rui Martins
© SNPC | 19.10.10


D. Manuel Clemente












Assembleia da República
Assembleia da República


















Foto
Fotograma de "Pelas Sombras",
de Catarina Mourão
















Foto
Igreja de Marco de Canaveses

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página