Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Missão 2010

Pastoral da Cultura da diocese do Porto organiza mês dedicado à esperança

O Secretariado da Pastoral da Cultura do Porto (SDPC) vai ser o principal responsável das atividades a realizar em novembro no âmbito da “Missão 2010”, conjunto de iniciativas promovidas pela diocese para anunciar a mensagem cristã.

A evocação daqueles que vivem já na comunhão plena com Deus (Todos os Santos, dia 1), a esperança da vida eterna para os que morreram (Fiéis Defuntos, dia 2) e a espera de Cristo e do final dos tempos que caracterizam as quatro semanas antes do Natal (início do Advento, dia 28) dão o sentido ao tema escolhido para novembro: “Esperança”.

O SDPC propõe às paróquias, movimentos e organismos “um mês de reflexão, de contemplação, de abertura à beleza” através de várias iniciativas, refere o site da diocese do Porto.

O departamento dirigido por Joaquim Azevedo, diretor do Centro Regional da Universidade Católica da Cidade Invicta, elaborou um folheto sobre a morte e a esperança cristã acessível a todos os públicos.

O texto, que deverá ser distribuído a todas as pessoas junto à entrada dos cemitérios, aborda o confronto com a morte de pessoas queridas e as várias perspetivas acerca da morte e da esperança.

Ainda dentro desta temática, o SDPC preparou a brochura intitulada “A Morte e a Esperança Cristã”, edição que inclui abordagens multidisciplinares e contributos de várias expressões artísticas.

As possibilidades apresentadas pela Pastoral da Cultura da diocese, que resultam de um trabalho realizado ao longo de 2010, incluem eventos onde predomina a componente artística: “A beleza abre-nos horizontes insuspeitados de acesso ao amor de Deus. Por isso, não desistimos de a propor como experiência e como horizonte”, assinala o Secretariado.

ImagemMulheres diante do túmulo de Cristo (det.) (Benozzo Gozzoli)

As paróquias e vigararias da diocese têm acesso a uma lista com propostas de concertos, que poderão exibir de acordo com os seus recursos financeiros e as datas disponíveis.

O mesmo esquema será aplicado a um conjunto de conferências e debates sobre a morte e a esperança cristã: o SDPC convidou especialistas que se deslocarão às paróquias para ajudarem na reflexão e aprofundamento daqueles temas.

A 15 de novembro realiza-se o seminário “A pergunta na hora de partir – A morte na poesia portuguesa do século XX”, com inscrições até ao próximo dia 10.

A iniciativa, que decorre na Universidade Católica, conta com comunicações sobre quatro poetas portugueses - António Nobre, Teixeira de Pascoaes, Ruy Belo e Daniel Faria.

ImagemA Ressurreição (Passignano)

O programa é o seguinte: 15h00: Abertura (por Joaquim Azevedo); 15h30: António Nobre (por José Carlos Seabra Pereira); 16h00: Ruy Belo (por Manuel António Ribeiro); 17h00: Intervalo; 17h30: Teixeira de Pascoaes (por António Cândido Franco); 18h00: Daniel Faria (por D. Carlos Azevedo, bispo auxiliar de Lisboa, vogal da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais).

Pelas 21h30 será executada a obra "Quarteto para o Fim dos Tempos", de Olivier Messiaen, e "Penas Pesadas da Neve", de José Manuel Teixeira da Silva.

Decorrerá simultaneamente uma exposição com obras da escultora Karin Somers.

 

Rui Martins
© SNPC | Atualizado em 30.10.10

Imagem
Esperança (Donatello)

 

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página