Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Itália

Presidente do Conselho Pontifício da Cultura é o novo responsável da Casa de Dante em Roma

O cardeal italiano Gianfranco Ravasi, que dirige o Conselho Pontifício da Cultura, é o novo presidente da Casa de Dante em Roma.

O prelado, que em declarações publicadas na edição de 1 de março do jornal L’Osservatore Romano, do Vaticano, classificou a instituição de «histórica» e «prestigiosa», espera contribuir para que a «figura e obra» de Dante Alighieri chegue aos mais novos e à investigação universitária.

Gianfranco Ravasi pretende que o autor de «A Divina Comédia», nascido na cidade italiana de Florença cerca de 1265, seja «ainda mais valorizado e apreciado sobretudo pelas jovens gerações e seus professores».

«Não me desagradaria, por outro lado, que se voltasse a propor o Sumo Poeta e a sua obra em cátedras específicas, constituídas quer nas universidades civis quer sobretudo nas eclesiásticas, onde a riqueza teológica e espiritual da obra de Dante pudesse ser estudada a partir de uma perspetiva ainda mais específica e interessante», acrescentou.

O cardeal biblista vai participar a 7 de março numa conferência de imprensa na sede da Casa de Dante em Roma para apresentar os projetos associados ao centenário da fundação da instituição (1913-2013) e ao sétimo aniversário da morte de Dante (1321-2021).

O poeta tem sido citado várias vezes por Bento XVI e o seu antecessor, beato João Paulo II, afirmou em 1997 que «à distância de quase sete séculos, a arte de Dante, evocando emoções sublimes e certezas supremas, revela-se ainda capaz de inspirar coragem e esperança, orientando a difícil busca existencial do homem do nosso tempo rumo à Verdade eterna».

Ravasi sucede a Giulio Andreotti, senador e antigo primeiro-ministro italiano, que devido à idade avançada passa a ocupar o cargo de presidente honorário.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 01.03.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Imagem
Dante

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2011: Eurico Carrapatoso. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.