Projecto cultural
Perfil

Conselho Pontifício para a Cultura

A propósito da recente tomada de posse do Arcebispo Gianfranco Ravasi como presidente do Conselho Pontifício para a Cultura, apresentamos o perfil deste dicastério da Santa Sé.

A origem do Conselho Pontifício da Cultura, Pontificium Consilium de Cultura, é o Concílio Vaticano II, que sublinha a importância crucial da cultura para um desenvolvimento integral do homem, os múltiplos vínculos entre a Boa Nova de Cristo e a cultura humana, e o enriquecimento mútuo da Igreja e das culturas no estabelecimento da comunhão com as diversas formas de cultura (cf. Constituição pastoral Gaudium et Spes, nºs. 53-62).

No seguimento do Sínodo dos Bispos sobre a Evangelização de 1974, escreve o Papa Paulo VI: “O Evangelho, e consequentemente a evangelização, não se identificam por certo com a cultura, e são independentes em relação a todas as culturas. No entanto, o Reino que o Evangelho anuncia é vivido por homens profundamente ligados a uma determinada cultura, e a edificação do Reino não pode deixar de servir-se de elementos da civilização e das culturas humanas. O Evangelho e a evangelização, independentes em relação às culturas, não são necessariamente incompatíveis com elas, mas susceptíveis de as impregnar a todas sem se escravizar a nenhuma delas” (Exortação apostólica Evangelium nuntiandi, n.º 20).

Recolhendo estes ricos legados, o Papa João Paulo II criou em 1982 o Conselho Pontifício para a Cultura (Carta autógrafa ao Cardeal Secretário de Estado, de 20 de Maio de 1982). Pelo Motu proprio “Inde a Pontificatus”, de 25 de Março de 1993, o Papa uniu o Conselho Pontifício para o Diálogo com os Não-crentes (fundado em 1965 por Paulo VI) com o Conselho Pontifício da Cultura.

 

1. Finalidades e tarefas do Conselho

A. O Conselho Pontifício da Cultura é o dicastério da Cúria Romana que auxilia o Sumo Pontífice no exercício do seu múnus supremo de Pastor, para o bem e serviço da Igreja universal e das Igrejas particulares, no que diz respeito ao encontro entre a mensagem de salvação do Evangelho e as culturas, o estudo dos graves fenómenos da ruptura entre Evangelho e cultura, a indiferença religiosa e a não-crença, e as relações entre a Igreja e o mundo da cultura. Para tal, encoraja em particular o diálogo com as diversas culturas do nosso tempo, a fim de que a civilização humana se abra sempre mais ao Evangelho, e que aqueles que cultivam as ciências, as letras e as artes se sintam reconhecidos pela Igreja como pessoas dedicadas ao serviço da verdade, do bem e do belo.

Por outro lado, o Conselho Pontifício da Cultura segue e coordena a actividade das academias pontifícias; também mantém contactos periódicos com a Comissão Pontifícia para os Bens Culturais da Igreja, com vista a uma colaboração mútua.

 

B. As tarefas que lhe estão atribuídas são as seguintes:

1. Promover o encontro entre a mensagem salvífica do Evangelho e as culturas do nosso tempo, frequentemente marcadas pela descrença e indiferença religiosa, de modo que elas se possam abrir sempre e cada vez mais à fé cristã, criadora de cultura e fonte inspiradora das ciências, das letras e das artes (cf. Motu proprio “Inde a Pontificatus”, art.º 1).

2. Manifestar a solicitude pastoral da Igreja face aos graves fenómenos de ruptura entre o Evangelho e as culturas. Promover, assim, o estudo do problema da descrença e da indiferença religiosa, que se expressam sob variadas formas nos diversos meios culturais; o Conselho deve pesquisar as suas causas e as consequências no que concerne à Fé cristã, com o objectivo de prestar uma ajuda adaptada à acção pastoral da Igreja na evangelização das culturas e na inculturação do Evangelho (cf. Ibid., art.º 2).

3. Favorecer as relações da Igreja e da Santa Sé com o mundo da cultura, promovendo iniciativas apropriadas que digam respeito ao diálogo entre a fé e as culturas e ao diálogo intercultural. Seguir as iniciativas promovidas pelas diversas instituições da Igreja e oferecer a sua colaboração aos organismos correspondentes das conferências episcopais (cf. Ibid., art.º 3).

4. Estabelecer o diálogo com aqueles que não crêem em Deus ou que não professam qualquer religião, desde que estes estejam abertos a uma colaboração sincera. Organizar e participar em encontros de estudos neste domínio, por intermédio de pessoas especializadas (cf. Ibid., art.º 4).

5. Seguir e coordenar a actividade das academias pontifícias (cf. Ibid., II e Carta autógrafa de fundação), salvaguardando a autonomia dos seus programas de investigação, de modo a promover a pesquisa pluridisciplinar e a oferecer uma difusão mais ampla dos seus trabalhos (Normas para a renovação das Academias Pontifícias, n.º 7).

6. Participar das preocupações culturais dos dicastérios da Santa Sé, de maneira a facilitar a coordenação das suas tarefas na evangelização das culturas, bem como assegurar a cooperação das instituições culturais da Santa Sé (Carta autógrafa de fundação).

7. Dialogar com as conferências episcopais, de modo a beneficiar toda a Igreja das investigações, iniciativas, realizações e criações que permitem às Igrejas locais uma presença actuante no seu meio cultural (cf. Ibid.).

8. Colaborar com as organizações internacionais católicas, universitárias, históricas, filosóficas, teológicas, científicas, artísticas, intelectuais e promover a sua cooperação mútua (cf. Ibid.).

9. Seguir, segundo a identidade que lhe é própria e as competências específicas dos outros organismos da Cúria que se dedicam à matéria, a acção dos organismos internacionais que se interessam pela cultura, filosofia das ciências e ciências humanas – principalmente a UNESCO e o Conselho de Cooperação Cultural do Conselho da Europa – e assegurar a participação eficiente da Santa Sé nos congressos internacionais que se ocupam da ciência, da cultura e da educação (cf. Ibid.).

10. Seguir a política e a acção cultural dos diversos governos do mundo.

11. Facilitar o diálogo Igreja-cultura ao nível das universidades e dos centros de investigação, das organizações de artistas e de especialistas, de investigadores e de sábios, assim como promover encontros significativos que se relacionem com estes universos culturais (cf. Ibid.).

12. Acolher em Roma as representações da cultura interessadas em conhecer melhor a acção da Igreja neste campo e beneficiar a Santa Sé da sua rica experiência, oferecendo-lhes em Roma um lugar de reunião e de diálogo.

 

2. Estrutura do Conselho

O Conselho Pontifício da Cultura compreende duas secções: 1. Fé e Cultura; 2. Diálogo com as Culturas.

1. A actividade ordinária está confiada ao pessoal permanente residente em Roma:
- Presidente;
- Secretário;
- Sub-Secretário;
- Chefe de Gabinete;
- 6 Padres e 1 Leigo, encarregados de seguir as actividades das principais áreas geográficas e dos diferentes domínios de competência do Dicastério;
- 7 assistentes administrativos e técnicos.

2. A Assembleia plenária do Dicastério realiza-se pelo menos uma vez a cada três anos, para estudar e definir os seus programas, bem como para implementar trocas de experiências e de reflexões sobre a diversidade das situações culturais contemporâneas, sempre na perspectiva da evangelização e do diálogo com as culturas. Para este encontro são convidadas as pessoas que integram o Dicastério e membros do clero provenientes do mundo inteiro – actualmente 13 Cardeais e 17 Arcebispos ou Bispos, nomeados por cinco anos pelo Santo Padre. No intervalo das assembleias plenárias estes membros são informados e consultados quanto à actividade do Dicastério.

3. No estudo dos temas mais importantes, os Consultores – 26 especialistas no âmbito da cultura ou do diálogo com os não-crentes provenientes de todos os continentes e nomeados pela Santa Sé para um período de 5 anos – colaboram com o Dicastério através de investigações, informações e sugestões.

 

3. Actividades do Conselho

As actividades do Conselho centram-se nos seguintes aspectos:

1. Acolhimento dos visitantes, bispos em visita ad limina, grupos de Padres, religiosos, directores de centros culturais, representantes do mundo da cultura.

2. Organização de congressos, jornadas de estudos, reuniões, e participação nos encontros organizados por outras instituições a nível regional, nacional e internacional.

3. O Conselho mantém contactos com os outros dicastérios da Cúria Romana, com as conferências episcopais e as Igrejas locais, com os embaixadores na Santa Sé e as representações da Santa Sé nos Estados, com a UNESCO e outras organizações internacionais não-governamentais.

4. Publicação da revista trimestral Culture e Fede – Cultures et Foi – Cultures and Faith – Culturas y Fe, com artigos e informações em inglês, espanhol, francês e italiano. Ainda no domínio editorial, livros e opúsculos dão conta do encontro entre o Evangelho e as culturas, bem como do diálogo intercultural. O Conselho publica igualmente as actas importantes dos Congressos que organiza.

5. A actividade ordinária inclui a correspondência com a Igreja universal e o mundo da cultura, a preparação das observações sobre as relações quinquenais diocesanas, as instruções aos núncios, etc.

 

4. Morada e horário

A sede do Conselho Pontifício da Cultura encontra-se no Palácio São Calisto (Piazza S. Calisto, 16 – 00153 ROMA, ITALIA).

Os escritórios estão abertos de 2.ª a sábado, das 8h00 às 13h30, e também das 15h00 às 18h00 (às 3.ªs e 6.ªs).

Endereço postal:
Pontificium Consilium de Cultura
V-00120
CITTÀ DEL VATICANO

Telefone:
39.06.69.89.38.11

Telefax:
39.06.69.88.73.68 / 71.65

Endereço electrónico:
cultura@cultr.va

Fonte: Conselho Pontifício para a Cultura

rm

© SNPC - Publicado em 05.09.2007

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Cúpula da Basílica de S. Pedro, Vaticano
Cúpula da Basílica de S. Pedro, Vaticano
© Araldo de Luca / CORBIS
Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada