Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Cinema

"Viagem a Portugal": Sérgio Tréfaut regressa aos direitos humanos

Ao contrário de muitos documentaristas, que à primeira oportunidade enveredam pela ficção, Sérgio Tréfaut mantém-se há quase vinte anos na via do documentário, dando-lhe a desejada vitalidade mesmo com sacrifício da amplitude de divulgação. Entre a dúzia de filmes que realizou, boa parte de curta-metragem, distingue-se "Fleurette", de 1992, um interessante estudo sobre a sua própria mãe. E, agora, talvez como ponte para a ficção, realiza "Viagem a Portugal".

Tal como em "Fleurette" dava largas ao seu amor filial, em "Viagem a Lisboa" realça a preocupação com os direitos humanos, recorrendo a um caso real, sujeito a uma adaptação exemplar mesmo sendo evidente a escassez de ação, ação esta que o tema não exige. Este será o filme que serve de ponte entre o documentário e a ficção, pois é esta última, mesmo sendo baseada em factos reais, que domina o tema, enquanto o tratamento é ainda de características muito próximas do documento.

Fotograma

A ação decorre em torno de uma ucraniana que vem a Portugal por um mês, passar o Natal com o marido, nigeriano, médico de profissão mas que aqui apenas tem trabalho na construção civil por falta de equivalência académica. Aterrando em Faro, de imediato é alvo de suspeita de imigração clandestina e sujeita a interrogatórios kafkianos tendentes a provar intenções que, aparentemente, não terá. Um breve encontro com o marido antecede o repatriamento, por sua própria conta, depois de uma crescente humilhação por parte das autoridades aeroportuárias.

Os tons sombrios da fotografia a preto e branco reforçam os desempenhos muito expressivos de Maria de Medeiros e Isabel Ruth, em sucessivos diálogos separados por planos em branco que, como separadores, se revelam muito eficazes.

Fotograma

Nas linhas finais, em breve texto, revela-se o futuro dos protagonistas, mais feliz que o antecipado pela frustrada viagem.

Tréfaut tem o cuidado de mostrar que Portugal tem uma burocracia cega… mas tem também muito mais do que isso.

“Viagem a Portugal” estreia a 16 de junho, depois de ter feito parte da seleção oficial da edição de 2011 do IndieLisboa, festival internacional de cinema independente.

 

 

 

Francisco Perestrello
In Agência Ecclesia
07.06.11

Cartaz

 

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2010: Diocese de Beja. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.