Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Arte

O árabe aos olhos do artista israelita

O Museu de Arte Nahum Gutman, em Israel, tem patente uma exposição sobre as representações dos árabes por artistas israelitas desde os anos 20 do século XX até aos nossos dias.

Numa altura em que as comunidades árabes e judias parecem estar cada vez mais afastadas, o museu procura estabelecer pontes entre as culturas, através da mostra de peças de arte onde a figura do árabe é proeminente, sem ódios nem raivas, sem mitos nem propaganda.

A terra representa uma grande parte da questão que opõe estes dois povos nos nossos dias. O direito à “Terra Prometida” por parte do povo judaico, o “direito ao regresso” às terras dos seus antepassados por parte dos árabes. No meio, os muros de protecção, ou de separação que esquartejam uma terra que se diz santa mas onde parece reinar a violência.

ImagemAsher Feldman, Amizade dos Sapateiros

Não deixa de ser curioso que muitas das obras de arte na exposição representam precisamente a ligação dos árabes à terra. O próprio Gutman, que dá o nome ao museu, tem uma pintura da apanha de laranjas, enquanto Reuben Rubin pinta maravilhosamente as árvores tradicionais daquela zona, com destaque para a omnipresente oliveira. Em “Apanha da azeitona” e “Sicómoro entre oliveiras” as figuras humanas parecem ocupar um lugar secundário em relação a magnificência das árvores.

ImagemAsher Feldman, Cabras nas dunas de Binyamina

Outros artistas incluídos na exposição incluem Ruth Schloss, com uma tocante gravura de uma mãe a levar a filha pela mão enquanto balança uma bilha na cabeça e Asher Feldman um artista que dedicou grande parte do seu talento à representação de cenas da vida em Israel, com grande destaque para intervenientes árabes.

ImagemRuth Schloss

 

ImagemAsher Feldman, Descascando o fruto do cacto

 

ImagemAsher Feldman, Descasca da amêndoa em Rehavot

 

ImagemAsher Feldman, Dia de lavar a roupa

 

ImagemAsher Feldman, Kalia, Mar Morto

 

ImagemAsher Feldman, Tocar o alaúde

 

ImagemAsher Feldman, O Pastor

 

ImagemAsher Feldman, Manhã de Inverno em Akir

 

ImagemNahum Gutman, Apanha da laranja em Neve Zedek

 

ImagemNahum Gutman, O pastor de cabras

 

ImagemJovem beduína nas dunas de Cesareia

 

ImagemReuben Rubin, Apanha da azeitona

 

ImagemReuben Rubin, Sicómoro entre oliveiras

 

Filipe d'Avillez
© SNPC | 23.06.10

Imagem

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página