Futebol
Bispos sul-africanos aquecem para o Mundial
Os bispos da África do Sul não querem perder as oportunidades de evangelização que a fase final do campeonato do mundo de futebol vai representar para o seu país.
A pouco mais de um mês do início do torneio, que reune 32 selecções de todo o mundo no primeiro campeonato do mundo realizado no continente africano, os bispos têm no ar um site dedicado inteiramente a este evento.

Em www.churchontheball.com pode-se ler uma nota de boas-vindas do cardeal Wilfrid Napier, Arcebispo de Durban, que realça aquilo que o desporto e a Igreja partilham: paciência, perseverança e respeito. A página de entrada inclui também a oração do campeonato do mundo 2010.
Noutras secções há documentação sobre assuntos que preocupam os bispos, como o HIV-SIDA, o tráfego de seres humanos e a prostituição, fenómenos que os grandes eventos desportivos tendem a agravar nos lugares onde ocorrem.

Na secção dedicada aos estádios poderá ficar a conhecer não só os locais onde os irão decorrer os jogos, mas também o nome e a localização da igreja católica mais próxima, bem como horários de missas e outras devoções.
Todo o site tem um tom bem humorado, tornado evidente pela fotografia, exibida na secção “Fun Stuff”, que mostra uma colagem dos bispos sul-africanos com o equipamento da selecção francesa, juntamente com a legenda: “É oficial: Bispos sul-africanos jogarão pela França!”
Filipe d'Avillez
© SNPC |
03.05.10







