
Concerto espiritual
Anne-Sophie Mutter é a protagonista de um dos melhores discos de 2008 no qual reúne a forte espiritualidade de dois autores separados por três séculos.
Naquela que é a sua primeira gravação de peças de Bach para a Deutsche Grammophon, oferece uma leitura comovente de dois concertos para violino. A profundidade interpretativa é inquestionável e em nenhum momento a violinista, ou os Solistas de Trondheim que dirige, tenta dar nas vistas, como acontece regularmente em recentes gravações do repertório Barroco. Numa linha de forte expressividade, e sobretudo com uma escolha de tempos extremamente adequada que nem está muito na moda, Mutter alcança uma versão de excelência.
Mas a obra que mais destaque dá a este CD é In tempus prasens que a compositora russa Sofia Gubaidulina escreveu para Anne-Sophie Mutter e que é aqui gravada em estreia mundial. Escrito entre 2006 e 2007, este concerto para violino e orquestra é uma obra-prima genial, absolutamente atual mas dentro de uma linha expressiva que não estabelece qualquer tipo de rutura com a grande tradição do repertório erudito.
As ligações de Gubaidulina à obra de Bach são recorrentes. Já no seu anterior Concerto para violino, ao qual chamou Offertorium, utilizava o tema da Oferenda Musical, o qual oferecia gradualmente como sacrifício.
A nova obra tem igualmente forte sentido de espiritualidade, quer no deambular entre a luz e as trevas, quer em elementos de escrita que nos remetem para a retórica do barroco, tais como os uníssonos que representam a unidade do divino. A inclusão de motivos relacionados com a ideia do destino na parte da orquestra, aos quais o violino tenta escapar num delírio de virtuosismo, é um outro exemplo com um resultado dramático fabuloso, bem como o final triunfal do concerto.
Pela obra em estreia e pela prodigiosa atuação dos intérpretes sob a direção de Gergiev, este é um dos melhores discos de 2008.
A reprodução começará automaticamente.
Por favor aguarde pelo carregamento do ficheiro.
Rui Pereira
in Público, 12.12.2008
19.02.2009
Topo | Voltar | Enviar | Imprimir
![]()

Intérpretes
Anne-Sophie Mutter
Solistas de Trondhiem
Orquestra Sinfónica de Londres
Duração
63'38
Ano
2008
Editora
Deutsche Grammophon
Referência
DG 477 7948