Vemos, ouvimos e lemos
Evocação

Duzentos anos de Mendelssohn

Felix Mendelssohn nasceu em Hamburgo, a 3 de Fevereiro de 1809, filho de Leah Salomon e Abraham Mendelssohn, banqueiro, e neto do rabi e filósofo Moses Mendelssohn. A influência judaica não foi suficiente para impedir que Felix, o irmão e as duas irmãs fossem baptizados na Igreja Luterana, sacramento que também os pais vieram a receber em 1816.

Desde criança que Mendelssohn mostrou ter um talento prodigioso, tocando piano e violino, pintando e demonstrando grande à-vontade em línguas estrangeiras.

Felix viajou para Paris com a sua irmã Fanny para estudar as obras de Mozart e Bach. Inspirado pelos mestres, em especial por Bach, compôs onze sinfonias, cinco óperas e muitas peças para piano.

Morreu aos 39 anos, mas atrás de si deixou uma obra que, embora muitas vezes apelidada de “simplista”, não deverá ser apreciada com indiferença.

 

Sugestões de audição

Concerto para Violino
Viktoria Mullova
Philips (2003)

Capa

Composto entre 1838 e 1844, é um dos concertos para violino mais famosos do romantismo, sendo obra essencial para qualquer violinista virtuoso. A sua popularidade deve-se sobretudo à beleza melódica e intensidade expressiva aliadas a uma extrema dificuldade de execução.

 

Canções sem palavras
Daniel Barenboim
Deutsche Grammophon (1997)

Capa

Mendelssohn compôs inúmeras peças para piano, algumas delas verdadeiros cumes do romantismo. Podemos admirar, sem reservas, as suas numerosas peças curtas, pelas quais tinha uma predilecção especial, e o desempenho apurado e perfeito de Daniel Barenboim.

 

Elias
Rafael Frühbeck de Burgos
EMI Classics

Capa

Inspirado nos oratórios de Bach e Händel, produziu, em 1846, este Elias. Poderoso na sua vertente coral, fica nesta interpretação bem visível a entrega de um elenco de luxo (Jones, Baker, Gedda e Diskau) a uma obra maior. Deste duplo CD podem ouvir-se aqui excertos de algumas das faixas do primeiro disco.

 

Biografia: felixmendelssohn.com

Sugestões de audição: Cristina Messias, Francisco Garcia/FNAC

04.02.3009

 

Subscreva

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Mendelssohn
Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada