Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Cinema

Festival de Berlim: "Nader and Semin - A separation" vence Urso de Ouro e é distinguido pelo júri ecuménico

O júri ecuménico do festival de cinema de Berlim atribuiu o principal prémio a “Nader and Semin – A separation” (“Nader e Semin – Uma Separação”), obra que também ganhou o “Urso de Ouro”, distinção mais importante do certame.

Em comunicado publicado no site do festival, os seis membros das organizações cinematográficas das Igrejas Católica e Protestante, Signis e Interfilm, explicam que o trabalho dramatiza conflitos associados com a vida familiar e o quotidiano no Irão, tratando estes temas com “igualdade, respeito e sinceridade”.

O realizador iraniano Asghar Farhad aborda as relações entre pais e filhos, separação, decisões éticas, justiça e compromisso religioso, conseguindo manter “criativamente a tensão”, ao mesmo tempo que transmite “diferentes pontos de vista morais” de forma “realista e culturalmente sensível”.

Foto

O filme conta a história de um casal de classe média de Teerão, capital do Irão, que entra em processo de divórcio quando o marido começa a pôr em causa a decisão de emigrar, narrando igualmente as consequências que essa resolução tem na família e nas pessoas à sua volta.

A vitória na 61.ª edição do “Berlinale” surpreendeu o realizador, que já vencera o Urso de Prata de Melhor Realizador em 2009 por “About Elly”.

Os membros das Igrejas concederam uma menção especial a “The Forgiveness of blood” (de Joshua Marston), que reflete sobre a cultura da vingança na Albânia.

Foto

As restantes distinções do júri ecuménico foram para “Lo Roim Alaich” / “Invisible” (de Michal Aviad), baseado em casos reais de violação de mulheres, “Barzakh” (Mantas Kvedaravicius), acerca dos abusos dos direitos humanos na Chechénia, “En terrains connus” / “Familiar grounds” (Stéphane Lafleur), que aborda as relações humanas, e “De engel van doel” / “An angel in doel” (Tom Fassaert), documentário sobre os efeitos do desenvolvimento urbano e da globalização numa comunidade de idosos na cidade belga de Antuérpia.

O júri do Festival de Berlim, presidido por Isabella Rossellini, distinguiu com os prémios de melhor actor e melhor actriz os elencos masculino e feminino de “Nader and Semin – A separation”, decisão rara dado que estes galardões costumam ser entregues a actores específicos.

 

Rui Martins / Público
Fotografia: Elenco feminino e masculino de "Nader and Semin - A Separation"
© SNPC | 20.02.11

Foto
Asghar Farhad com o Urso de Ouro

 

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página