Vemos, ouvimos e lemos
Exposição

Lisboa recebe reprodução fotográfica dos frescos de Giotto

O Colégio de São Tomás tem patente a exposição «O Evangelho segundo Giotto», que exibe fotografias dos frescos da Capela dos Scrovegni, em Pádua, pintadas entre 1303 e 1305 por Giotto di Bondone.

A capela, dedicada a Santa Maria da Caridade, foi pintada entre 1303 e 1305, por Giotto, encomenda de Enrico delli Scrovegni. A narração cobre todas as paredes com a história da Virgem e de Cristo. Desde que, em 1880, a capela foi adquirida pela cidade de Pádua, os frescos tornaram-se objecto de particular atenção.

Após o último restauro da capela, em 2002, foram colocadas fortes restrições à sua visita, o que levou um grupo de estudantes a promover o levantamento fotográfico de alta resolução à escala de 1:4 para permitir o visionamento mais cuidado dos frescos.

A exposição pode ser visitada até 31 de Janeiro no Colégio de São Tomás (Quinta das Conchas).

Ainda no âmbito desta iniciativa, destaque para o concerto de canto gregoriano e polifonia que se vai realizar a 15 de Janeiro, ás 21h30, na Igreja da Encarnação (ao Chiado). A interpretação será executada por alunos do colégio de S. Tomás integrados num grupo de artistas profissionais. Os bilhetes estão à venda na secretaria do colégio e no local do concerto.

 

Veja aqui imagens de frescos da Capela dos Scrovegni (arquivo SNPC)

 

12.01.2009

 

Subscreva

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada