O mito de Fausto na música
Fausto é um dos temas míticos fundamentais da cultura ocidental, deste que em 1587 foi publicada em Frankfurt uma primeira versão da vida desta personagem sumida entre a história e a lenda. Várias outras obras literárias deram consistência e grande desenvolvimento ao mito de Fausto.
Mas muitas mais são as obras musicais nele inspiradas. Tanto no domínio do “lied” (com destaque para Schubert) como no da música sinfónica e vocal-sinfónica (Cenas do “Fausto” de Goethe de Schumann, Abertura Fausto de Wagner, Sinfonia Fausto de Liszt, a Segunda parte da Oitava Sinfonia de Mahler, etc.). E, de modo peculiarmente espectacular, no domínio da música teatral. Aí encontramos obras famosas do reportório lírico, como a lenda dramática
A Danação de Fausto de Berlioz, Fausto de Gounod ou Mefistófeles de Boito. Mas também outras menos conhecidas , como as óperas de Ignaz Walter (ainda no final do século XVIII), Spohr, Busoni, Pousseur, Wolfganf Rihm e, em anos mais recentes, Giacomo Manzoni, Alfred Schnittke, Pascal Dusapin e Philippe Fénelon.
O curso, que será orientado por Carlos de Pontes Leça, proporcionará uma vasta panorâmica da música inspirada em Fausto. E nele se fará igualmente referência às principais obras literárias de ficção sobre este tema. Com destaque para o Fausto (1808-32) de Goethe, mas abrangendo também a referida primeira versão publicada em 1587 por Johann Spiess, e as obras de Marlowe (1592), Lenau (1836) e Thomas Mann (1947), entre outras.
As quatro lições - dias 11, 12, 25 e 26 de Fevereiro, das 18h30 às 20h30, na Sala 1 da Zona de Congressos - serão abundantemente ilustradas com excertos de gravações áudio e vídeo das obras musicais e músico-teatrais mais representativas. O custo total do curso é de € 40.
Informações e reservas: telef. 21 782 38 00; correio electrónico.
Fundação Calouste Gulbenkian | IAC
05.02.2009
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