Vemos, ouvimos e lemos
Curso

O mito de Fausto na música

Fausto é um dos temas míticos fundamentais da cultura ocidental, deste que em 1587 foi publicada em Frankfurt uma primeira versão da vida desta personagem sumida entre a história e a lenda. Várias outras obras literárias deram consistência e grande desenvolvimento ao mito de Fausto.

Mas muitas mais são as obras musicais nele inspiradas. Tanto no domínio do “lied” (com destaque para Schubert) como no da música sinfónica e vocal-sinfónica (Cenas do “Fausto” de Goethe de Schumann, Abertura Fausto de Wagner, Sinfonia Fausto de Liszt, a Segunda parte da Oitava Sinfonia de Mahler, etc.). E, de modo peculiarmente espectacular, no domínio da música teatral. Aí encontramos obras famosas do reportório lírico, como a lenda dramática
A Danação de Fausto de Berlioz, Fausto de Gounod ou Mefistófeles de Boito. Mas também outras menos conhecidas , como as óperas de Ignaz Walter (ainda no final do século XVIII), Spohr, Busoni, Pousseur, Wolfganf Rihm e, em anos mais recentes, Giacomo Manzoni, Alfred Schnittke, Pascal Dusapin e Philippe Fénelon.

O curso, que será orientado por Carlos de Pontes Leça, proporcionará uma vasta panorâmica da música inspirada em Fausto. E nele se fará igualmente referência às principais obras literárias de ficção sobre este tema. Com destaque para o Fausto (1808-32) de Goethe, mas abrangendo também a referida primeira versão publicada em 1587 por  Johann Spiess, e as obras de Marlowe (1592), Lenau (1836) e Thomas Mann (1947), entre outras.

As quatro lições - dias 11, 12, 25 e 26 de Fevereiro, das 18h30 às 20h30, na Sala 1 da Zona de Congressos - serão abundantemente ilustradas com excertos de gravações áudio e vídeo das obras musicais e músico-teatrais mais representativas. O custo total do curso é de € 40.

Informações e reservas: telef. 21 782 38 00; correio electrónico.

Fundação Calouste Gulbenkian | IAC

05.02.2009

 

Subscreva

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé


© Lanny Ziering/Brand X/Corbis
Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada