Vemos, ouvimos e lemos

O que é que procuras?

- O que é que procuras?

- Não ouso dizê-lo.

- O que é que procuras?

- Não posso dizê-lo – é impossível.

- O que é que procuras?

- Deus.

- Sabes o que ele é?

- Não.

- Sabes ao menos como encontrá-lo?

- Não.

- Então é uma busca desesperada...

- Não.

- Como assim, se não sabes encontrá-lo?

- Procurá-lo, é encontrá-lo. Assim falam os velhos mestres.

- Ah! Assim ficas seguro. Encontraste-o.

- Não.

- Como assim?

- Encontrá-lo é procurá-lo.

- Ainda a palavra dos velhos mestres?

- Sim.

- Suponhamos que as tuas palavras têm um sentido. A que poderão conduzir-nos?

- Ao silêncio?

- Sim.

- Então a palavra morre...

- Não. O silêncio é irmão da palavra, a palavra é irmã do silêncio.

- Pois bem, fala!

- Direi sobre isso o que posso dizer, como que por outros caminhos, e provisoriamente, e com o sentimento irreprimível de passar para alem do limite que se impõe aos humanos.

- Mas é preciso, não é?

- Sem dúvida.

- Assim esperas perder-te em Deus, longe das preocupações dos homens e na bem-aventurada solidão do que está só, contemplando o inefável...

- O meu Deus não está aí.

- Isso é verdade? Mas como o sabes se não sabes o que ele é?

- Sei o que ele não é.

- Então, ele nada é para nós e não muda nada a nada.

- Ele transforma tudo em tudo.

- Podes explicar-me? Porque é obscuro... Mas sê breve. A teologia é demasiadas vezes uma efusão de considerações sem fim, gosta o interminável, é a sua maneira de respeitar o infinito!

- Tranquiliza-te, serei breve. E humilde, tanto quanto seja possível: porque se há um tema em que a humildade do pensamento é necessariamente exigida, é justamente este.

Maurice Bellet
in Dieu, personne ne l'a jamais vu, Ed. Albin Michel, 2008

Trad.: Maria do Loreto

© SNPC (trad.) | 19.02.2009

 

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