Vemos, ouvimos e lemos
Leitura

Padre António Vieira para crianças

Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada assinam mais nove edições da revista “Na Crista da Onda” dedicadas a escritores portugueses. Padre António Vieira é o destaque desta série, publicada pela Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas. A obra, lançada no ano em que se comemora o quarto centenário do nascimento do maior pregador português, visa promover a necessidade de uma disponibilidade de espírito para o conhecimento do outro, para a compreensão das injustiças sociais e para os direitos humanos. Questões sempre presentes na vida e obra de António Vieira.

Dirigidos às crianças do 1.º e 2.º ciclos (entre os 6 e os 12 anos), os livros apresentam a informação indispensável a um primeiro contacto com os autores que revelam. A saber: Eça de Queirós, Damião de Góis, Florbela Espanca, Almeida Garrett, Bocage, Cesário Verde, António Gedeão/Rómulo de Carvalho e Júlio Dinis.

Ilustração do livro

Depurados, simples, com linguagem muito acessível num discurso sempre sério (eminentemente pedagógico, como é óbvio), os textos avançam passo a passo através de capítulos-chave na vida e obra dos escritores, apenas mareados por subtítulos, o que torna a leitura mais fácil, permitindo as pausas e a pesquisa dos temas que mais interesse suscitam à criança. Recheados de curiosidades relativas ao homem por detrás do escritor (a teima de António Vieira em ser padre, sempre contrariada pelos pais, ou o tempo de antecedência com que as pessoas chegavam à Igreja de São Roque, em Lisboa, para marcar lugar para o ouvir pregar, por exemplo, revela-se um truque bem conseguido para atrair a atenção dos mais pequenos), os livros avançam a par de uma contextualização permanente com a conjuntura histórico-social que acompanhou a vida de cada autor. Também nesse campo, realce para as notas de rodapé, explicando cada termo mais complexo ou menos comum (o que significa retórica, a disciplina que António Vieira começou a leccionar aos 19 anos...).

Os excertos das obras mais significativas dos escritores ou daquelas que mais próximo se colocam dos interesses das crianças é outra arma fulcral utilizada pelas autoras (nota para o “Sermão de Santo António aos Peixes”). São excertos curtos, alguns com explicações prévias sobre a obra, o seu significado e importância, que servem de isco para captar um novo leitor.

Ilustração do livro

Como elemento pedagógico importante, relevo para a cronologia esquematizada, disponível no final do livro e que coloca lado a lado os episódios de vida do autor e os acontecimentos da História de Portugal ano a ano.

Só as ilustrações é que ficam aquém da expectativa de qualquer miúdo. São demasiado pobres para conseguirem levar o seu objectivo a bom porto. Dificilmente uma criança se interessará pelos livros se os folhear apenas. É que a imagem, que lhe deveria encher os olhos e fazer ter vontade de saber que história ilustra, surge-lhe desactualizada e distante, numa época em que os livros infantis são cada vez mais pontuados por grandes ilustrações e elementos visuais tão, senão mesmo mais, valorizadores da obra.

 

Artigos relacionados:

Os combates do Padre António Vieira
Padre António Vieira: utopia, denúncia e oratória
A herança do Padre António Vieira
Padre António Vieira, uma bibliografia
Padre António Vieira: os mesmos desafios quatro séculos depois
Leitura: No coração do Brasil - Seis cartas de viagem ao Padre António Vieira - Leia a introdução
Congresso internacional sobre o Padre António Vieira reúne especialistas de vários países
A Missão de Ibiapaba - Padre António Vieira. Leia o prefácio de Eduardo Lourenço
Padre António Vieira na agenda

Alexandra Carita

in Expresso (Actual), 01.03.2008

04.03.2008

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Capa do livro
Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada