Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Música

Pela melodia da fé

Neste tempo de férias, descanso e descontração para muitos, pode ser também um espaço de conhecimento.
O conhecimento de novas cidades, novos países, novas culturas, novas línguas e até novos climas e paisagens. As férias são propícias à disponibilidade, ao lazer e a novos caminhos que, em tempo de trabalho e rotina, não é possível.

Com o mês de agosto surgem também os momentos das reuniões familiares, dos migrantes que voltam ao seu país e as horas passam mais devagar dando rendimento aos dias grandes.

Com o sol a pôr-se mais tarde no horizonte nasce a oportunidade e vontade de sair e distrair. Ver e rever. Sentir e sorrir. Observar e absorver.

Da cultura às artes, muitas são as ofertas. Neste “correr da pena” de hoje a proposta prende-se pela música, a arte de bem combinar os sons. E porque não escolher uma banda sonora para estas férias? Os compassos e melodias que podem fazer a diferença?

A música de inspiração cristã pode estar nessa pilha de cd’s e coleção de sons... Várias são as alternativas para ouvir compassos de fé e ritmos de alento.

Não querendo citar todos os artistas católicos, as próximas linhas dão algumas ideias para, nestas férias, poder conhecer o que de melhor se faz neste panorama onde a música é sinónimo de evangelização e oração.

Nascem novos cd’s e novos artistas e bandas tentam conquistar o público.

Laetare é o nome de um grupo lisboeta que lançou o seu primeiro cd, “Ao teu Sopro”. Músicas de ritmo calmo, onde a voz clara nos faz “respirar” e sentir a mensagem. Outro cd foi lançado pela banda Anima Christi, com músicas de mensagem bem ao estilo dos jovens.

O portuense João Pedro Neves também se torna agora conhecido pelo projeto UT, que se veste de músicas simples de compassos acelerados. A mensagem é passada pela voz doce deste jovem.

Já mais conhecido dentro da área e “emprestando” músicas a muitos grupos de jovens e actividades, são os Simplus. Uma dupla que preenche os ouvidos com os acordes das guitarras e os temas a várias vozes. O último cd intitula-se “Silêncio”.

Claudine Pinheiro é um nome que já identificado por muitos, tratando-se de uma jovem salesiana que entrega a sua vida à evangelização através da música. Para momentos mais calmos e onde se procura a reflexão, esta pode ser a música ideal, a encontrar nas edições salesianas.

Como música de oração surge ainda o Pe. João Paulo Vaz que, com a sua inseparável guitarra, canta para os jovens, e com os jovens, reforçando a ideia que “cantar é rezar duas vezes”. De padre em padre ouvimos o Padre Tarcísio Morais num projeto de rock pop “Um só Senhor”, envolvendo vários jovens nestes temas animados e de grande batida. Também liderada por um padre está a Banda Jota, oriunda da Guarda. Música de animação e reflexão que coloca os jovens a mexer.

Outro padre que enveredou por este mundo da música foi o Pe. Victor, muito mais comercial, que lançou algumas músicas em telenovelas nacionais. Talvez até conheçam este timbre mas não sabendo quem é. Vale a pena ouvir o cd “Palavras”.

Para um estilo diferente, abraçando o fado, encontra-se Frei Hermano da Câmara, bem conhecido e reconhecido neste meio. Ainda lançado pela televisão temos o Pe. José Luís Borga que conquistou muitos dos cristãos com o seu estilo muito próprio, de chamada à oração.

Muitos projetos poderiam ocupar o espaço aqui destinado a falar sobre música mas realço ainda o cd “As Músicas da Catequese”. Direcionado para o público infantil, este cd pode ser adquirido em muitas livrarias contendo temas bem conhecidos de todos os que andámos na catequese.

Aqui ficam algumas sugestões para acompanhamento destas férias… Muito mais se poderia aqui escrever pela diversidade e originalidade de muitos coros, grupos de jovens e escuteiros que se dedicam a elaborar temas para evangelizar… São os caminhos pela melodia da fé…

 

Laetare - "Caminhar (Onde o Amor me Levar)" (Do CD "Ao teu sopro")

This text will be replaced
 

 

Sónia Neves
Jornalista da Agência Ecclesia
© SNPC | 04.08.10

Foto
Alan Copson/JAI/Corbis


































Foto
O Festival Jota é uma das mais importantes mostras de música cristã
Foto: Festival Jota

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página