Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Cinema

Reconciliação, diálogo e cultura no Festival Religion Today

Arrancou esta 2.ª feira em Roma a última fase do Festival Religion Today, que teve inicio em Trento e efetuou paragens noutros quatro entrepostos antes de atracar na capital italiana.

Presente nesta fase final que se estende ao longo de cinco dias, o Júri Signis composto por Dulce Araújo Évora (Cabo Verde), Andrea Sponchiado (Italia) e Margarida Ataide (Portugal) partilha já do espírito festivo que marca o riquíssimo encontro multicultural e multireligioso do Festival, este ano sob o tema "Viagens de Fé, Viagens de Esperança".

Dando continuidade à parceria encetada em 2008, ano em que a Signis (Associação Internacional Católica para a Comunicação) subiu a bordo do projeto da Associazione Bianconero, o Júri iniciou os seus trabalhos com o visionamento de uma secção de documentários que trilham diferentes momentos históricos dos caminhos percorridos por algumas religiões.

Dos filmes visionados, destacam-se "Zen and War" (Zen e a Guerra), de Alexander Oey (Holanda) - uma revisitação, com vista à reconciliação entre os protagonistas, do conflito que, no início do séc. XX, opôs a China ao Japão, forçando a participação dos monges budistas. 

 

"Halakeh", dirigido por Avigail Sperber (Israel) a partir do argumento escrito por um rabino ortodoxo, reflete duas vias da religião judia nos dias de hoje, através da história de uma família mononuclear a caminho do Monte Meron e do Halakeh, rito tradicional que celebra o primeiro corte de cabelo da criança judia.

Dentro ainda do género documental, destaca-se também "Out of Cordoba: Averroes and Maimonides in their Time and Ours" (Cordova: Averróis e Maimonides no seu Tempo e no Nosso), uma demanda pelos inúmeros pontos de intersecção e distanciamento que deixado pelo legado dos dois filósofos no séc. XII na cidade de Córdova, com particular interesse sobre a possibilidade de convivência, ou não, entre ocidentais e muçulmanos. Realizado pelo americano de origem judia Jacob Bender, o filme teve como motivação os acontecimentos de 11 de setembro de 2001.

 

 

 

Margarida Avillez Ataíde (em Roma)
© SNPC | 20.10.10

Cartaz

 

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página