Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Fé e tecnologia

Rezar com o iPad

O iPad, dispositivo em formato "tablet" produzido pela Apple chegou a Portugal no último dia de novembro, e com ele vem também a possibilidade de aceder a dezenas de aplicações "católicas".

Aqueles que tenham uma preferência pelo rito romano extraordinário, conhecido como rito tridentino e que era o rito usual da Igreja Católica até à reforma litúrgica do Segundo Concílio Vaticano, mas não têm possibilidade de assistir à sua celebração ao vivo podem fazê-lo agora através dos seus iPad, iPhone (telemóvel) ou iPod (leitor de multimédia portátil) por menos de dois euros.

O serviço é prestado pela Fraternidade Sacerdotal de São Pedro que foi formada para acolher tradicionalistas que quisessem regressar à comunhão com Roma, deixando a Sociedade Sacerdotal de São Pio X, fundada pelo excomungado Arcebispo Lefebvre.

A aplicação, através da qual os interessados podem acompanhar em tempo real a celebração do rito tridentino, não substitui a obrigação dominical de ir à missa, mas tem permitido aos adeptos do rito extraordinário, cujo uso foi liberalizado através de um motu proprio de Bento XVI, manter um contacto regular com esta celebração.

Para além dos utilizadores das aplicações, cerca de 45 mil pessoas acedem todas as semanas ao site www.livemass.net para assistir em directo às missas. Para além de mostrar a celebração em directo, a aplicação para o iPad também permite consultar o missal, para que o utilizador possa participar na medida do possível.

Entre as muitas aplicações que já existem para o iPhone e o iPad encontram-se várias que são directamente religiosas.

Uma série de aplicações permitem ler e estudar a Bíblia, algumas das quais possibilitam mesmo tirar apontamentos. Outras religiões também têm os seus livros sagrados disponíveis.

Para quem sente que precisa de uns momentos de reflexão silenciosa existe o “3 Minute Retreat”. Desenvolvido por jesuítas, contém um pequeno guia para aqueles que querem meditar e rezar em silêncio mas não têm tempo para mais. O download custa menos de 1 euro.

Outro instrumento útil para ajudar à oração é o iBreviary (ainda sem versão portuguesa), que possibilita usar o iPad para rezar a liturgia das horas e tem a vantagem de ser grátis.

Para quem é fã de música sacra também existe o Church Organ, que permite tocar um órgão de Igreja através de um teclado digital, também sem qualquer custo.

 

Filipe d'Avillez
In Rádio Renascença
© SNPC | 05.12.10

Foto























Foto

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página