Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Espiritualidade

Rituais fúnebres no mundo: Hinduísmo

Como para as outras religiões aqui vistas, a cremação adotada pelos hindus, e por outras religiões derivadas, deve muito à visão da vida e do corpo partilhada pelos crentes.

O hinduísmo ensina que o corpo é formado por cinco elementos: Fogo, água, ar, terra e éter. Ensina-se também que quando uma pessoa morrer, por se ter apagado um dos ditos elementos, o Senhor Agni, Deus do Fogo, virá para purificar o cadáver e libertar a alma, que assim pode seguir o seu caminho.

Nas cidades, sobretudo, a modernidade está a levar ao abandono de algumas destas práticas, com as famílias a preferir os crematórios, mas na província as cremações públicas e ao ar livre são ainda a norma.

Para além da Índia, o Nepal e Bali são outras regiões com maiorias ou comunidades hindus significativas onde a cremação é amplamente praticada.

Foto

Curiosamente este modo de dispor dos restos mortais é expressamente proibido, ou pelo menos desencorajado, em todas as restantes principais religiões do mundo.

Foto

 

Filipe d'Avillez
© SNPC | 25.11.10

Foto

 

Ligações e contactos

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página