Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

A lâmpada e a mão

Imagem

A lâmpada e a mão

«Disse ao anjo que preside à porta do templo: "Dá-me, peço-te, uma lâmpada, a fim de que, com passo seguro, possa ir ao encontro do desconhecido". Mas o anjo respondeu-ne: "Vai antes na escuridão e mete a tua mão na mão de Deus. Ela é melhor do que uma lâmpada e mais segura do que um caminho conhecido».

Desde 1731 a Igreja evangélica dos Irmãos Morávios prepara anualmente um livro de leituras bíblicas diárias, a que se acrescenta um breve texto de meditação, na prática um estímulo à reflexão. Foi na edição italiana, intitulada "Um dia uma palavra", que encontrei a bela parábola chinesa que citei.

A tentação forte é a de procurar uma lâmpada à luz da qual ordenar o nosso passo: esta imagem poderia reenviar para a capacidade da nossa razão, uma realidade preciosa que Deus nos deu. Ela é certamente útil para aclarar o pequeno horizonte em que nos movemos; mas nunca será capaz de romper e dispersar totalmente a treva.

Eis, então, o outro símbolo, da mão, melhor, das duas mãos que se entrelaçam, figuração da fé. Ela é, por excelência, um confiar-se a Deus no tempo da escuridão, com a certeza de que Ele nunca dará um escorpião venenoso se se lhe pede um ovo, para usar a célebre frase evangélica oriunda da vida do deserto (Lucas 11, 12).

Arriscar mais vezes, escolhendo o caminho reto da verdade, do amor e da justiça, em vez de nos apegarmos aos nossos cálculos e às nossas manobras, é fonte de paz e de serenidade. Tornemo-nos, então, como as crianças que coclocam com confiança a sua mão na mão do Pai.

 

P. (Card.) Gianfranco Ravasi
In "Avvenire"
Trad.: Rui Jorge Martins
Publicado em 25.08.2016 | Atualizado em 30.04.2023

 

 
Imagem
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos