Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Academia Portuguesa de Cinema distingue filmes de alunos da Universidade Católica

Imagem

Academia Portuguesa de Cinema distingue filmes de alunos da Universidade Católica

Mara Ungureanu, aluna da Escola das Artes, Som e Imagem da Universidade Católica (Porto), venceu a categoria "Animação" dos Prémios Sophia Estudante, atribuídos pela Academia Portuguesa de Cinema, pelo filme "Ghiocel".

O júri do prémio destinado a «incentivar e motivar os futuros cineastas como também estimular os institutos de ensino e o seu corpo docente» atribuiu ao filme "Marasmo", de Gonçalo Loureiro, da mesma instituição, o segundo lugar na secção "Ficção".

O argumento de "Ghiocel" baseia-se «numa história real que ocorreu na Roménia dos anos 70. Nela, o público acompanha uma jovem estudante que acabou finalmente o seu semestre e com excelente desempenho. A mesma apressa-se ansiosamente para voltar para casa, onde lhe espera a sua mãe, doente», explicou a cineasta, citada pelo sítio "Jornalismo Porto Net".

A realizadora «tentou relatar a história de forma poética, “realçando a necessidade de pensar nas memórias boas, sem se deixar sucumbir na tristeza”, para que a audiência “se reveja na narrativa, de uma forma positiva”».

«O trabalho reúne ainda um carga pessoal enorme, uma vez que Mara se inspirou também na perda sentida pela sua própria mãe, cuja história inspirou esta peça. “Não queria ferir suscetibilidades, mas tinha de manter o interesse cinematográfico e às vezes estes dois objetivos entravam em conflito"», referiu.

A curta-metragem “Marasmo”, que recebeu uma menção honrosa no Lisbon & Estoril Festival, realizado entre 6 e 15 de novembro, conta «a história de José, um camionista de longo curso, que por ser forçado pelo trabalho a afastar-se da sua família por grandes durações, vê-se gradualmente a afastar-se da mesma psicologicamente».

A Academia recebeu 65 filmes de 15 escolas nas categorias de Ficção, Animação, Experimental e Documentário (incluindo "Cidade das traseiras" e "O barbeiro guitarrista", respetivamente de Carolina Prista e André Almeida Rodrigues, ambos da Escola das Artes).

O vencedor do Prémio Sophia Estudante vai ser conhecido a 13 de maio de 2016, na Gala dos Prémios Sophia.

A oferta da Escola das Artes compreende as licenciaturas em Arte-Conservação e Restauro e Som e Imagem, a par de mestrados em Conservação e Restauro de Bens Culturais (especializações em Pintura; Escultura/Talha), Som e Imagem (especializações em Cinema e Audiovisual; Multimédia; Som; Animação), Fotografia, Indústrias Criativas e Ensino da Música.

A instituição dispõe também do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, além de projetos de investigação e formação avançada de curta duração.

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 23.11.2015 | Atualizado em 30.04.2023

 

 

 
Imagem
A oferta da Escola das Artes compreende as licenciaturas em Arte-Conservação e Restauro e Som e Imagem, a par de mestrados em Conservação e Restauro de Bens Culturais (especializações em Pintura; Escultura/Talha), Som e Imagem (especializações em Cinema e Audiovisual; Multimédia; Som; Animação), Fotografia, Indústrias Criativas e Ensino da Música
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos