Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Fundador da Comunidade de Santo Egídio vem a Portugal falar sobre o papa Francisco, a Igreja e as periferias

Imagem

Fundador da Comunidade de Santo Egídio vem a Portugal falar sobre o papa Francisco, a Igreja e as periferias

O fundador da Comunidade de Santo Egídio, Andrea Riccardi, estará a 17 de maio em Lisboa para proferir a conferência “Periferias. Crise e novidade para a Igreja no pontificado do papa Francisco”.

A sessão, com entrada livre, será presidida pelo cardeal-patriarca de Lisboa e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. Manuel Clemente, refere um comunicado enviado hoje ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

Em artigo publicado recentemente no jornal italiano “Avvenire” (cf. “Artigos relacionados”), Andrea Riccardi defende que as periferias «são muito mais integradas de um ponto de vista de comunicação comparativamente às do século passado», mas estão «afastadas e não representadas de um ponto de vista social e político».

«A Igreja local, à sua volta, tem muitas vezes uma visão centralista que não dá espaço às periferias. Não basta dividir as dioceses e tornar o centro mais próximo das periferias. É preciso suscitar novas realidades cristãs nas periferias, aceitando a sua história e configuração», salienta o historiador italiano.

Para Riccardi, é necessário «perguntar-se o que significa viver o Evangelho num mundo urbano global tão alterado, ou melhor, numa “civilização” tão nova em tantos aspetos, como a que foi introduzida pela globalização. Para realizar esta operação tão importante, que representa uma passagem histórica, é preciso deslocar-se para as periferias como experiência cristã».

«O tema das periferias e o da cidade global marcam uma passagem fundamental de uma conceção eclesiástica da Igreja e da pastoral, que com morosidade e com contradições recebeu o Concílio Vaticano II, a uma conceção de Igreja de povo», defende o autor.

Nascido em Roma há 66 anos, Andrea Riccardi é especialista em história da Igreja moderna e contemporânea. Muitos dos seus estudos, publicados em várias línguas, centram-se na relação entre mundos religiosos distintos e sobre o tema da coabitação religiosa, refere a sua página pessoal.

Recebeu o doutoramento “Honoris Causa” pelas universidade de Lovaina (Bélgica), Valência (Espanha), Georgetown (EUA), Augsburgo (Alemanha) e Lyon (França). Entre novembro de 2011 e abril de 2013 foi ministro Governo transalpino para a cooperação internacional e integração.

“Santo Egídio, Roma e o mundo” (Temas e Debates, 2000), “João Paulo II – A biografia” (Paulinas, 2011, 2014) e “A santidade de João Paulo II” (Nascente, 2014) são algumas das obras de Andrea Riccardi disponíveis em português.

Fundada em 1968, a Comunidade de Santo Egídio está associada a vários projetos de desenvolvimento no hemisfério Sul, além de favorecer a paz e o diálogo, tendo exercido um papel de mediação em vários conflitos, como Moçambique, Guatemala, Costa do Marfim e Guiné.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, reuniu-se no início deste mês com a Comunidade de Santo Egídio, em Roma, antes de partir para Moçambique.

A conferência “Periferias. Crise e novidade para a Igreja no pontificado do papa Francisco”, organizada pela Comunidade de Santo Egídio e pela Universidade Católica, realiza-se às 18h00, no auditório 1 (edifício antigo) da Universidade Católica (Palma de Cima).

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 11.05.2016 | Atualizado em 29.04.2023

 

 

 
Imagem
Nascido em Roma há 66 anos, Andrea Riccardi é especialista em história da Igreja moderna e contemporânea. Muitos dos seus estudos, publicados em várias línguas, centram-se na relação entre mundos religiosos distintos e sobre o tema da coabitação religiosa
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos